Demonstrando que o seu novo A110 é uma ótima base para inspiração, a Alpine criou um modelo especial inspirado nas competições desportivas do passado.

O Alpine A110 SportsX inspira-se no modelo que em 1973 venceu o Rali de Monte Carlo, obtendo por isso um visual muito mais arrojado, com altura ao solo ampliada em 60 mm e mais largo em 80 mm, mostrando assim uma nova faceta de desportividade.

A sua técnica é a mesma do A110 Pure, ou seja, o motor 1.8 turbo com 252 CV de potência associado a um chassis de baixo peso para grande agilidade.

Esta versão especial será apresentada no Festival do Automóvel Clássico de Paris (FAI), em França, no qual a marca gaulesa terá ainda uma série de outros modelos de grande interesse e relativo desconhecimento para o grande público, como são os casos do A210 Prototype, o Alpine Vision Gran Turismo, o A110 1800 (conduzido por François Alessandri e Jean Pierre Manzagol em 1972), ou o A110 ‘Berlinette’ 1300 de 1971.


A história do A210 Prototype

Em 1966, a Alpine lançou um protótipo destinado exclusivamente para a competição, o A210. Este modelo foi utilizado entre 1966 e 1969 nas 24 Horas de Le Mans. O modelo que estará em exposição no FAI foi produzido em 1967. Dispõe de um motor Renault Gordini type 58 CI e está equipado ainda com uma caixa de velocidades da Porsche. A sua velocidade de ponta de 270 km/h foi estabelecida na reta das Hunaudières em 1969.

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