Dando mais um passo rumo à automatização dos automóveis num futuro não muito longínquo, a Bosch e a Mercedes-Benz aliaram-se para estabelecer um projeto-piloto de viagens autónomas em San José, nos Estados Unidos da América (EUA), que possam vir a fornecer mais informações e dados adicionais para acelerar o desenvolvimento da condução autónoma.

O projeto-piloto para um serviço de pedido de viagens com base em aplicações utilizando unidades do Classe S automatizadas foi colocado em funcionamento na cidade de californiana de San José, em Sillicon Valey. Monitorizados por um motorista de segurança, os carros autónomos circulam entre a zona Oeste de San José e o centro da cidade, ao longo de San Carlos Street e Stevens Creek Boulevard.

O serviço estará inicialmente disponível para um grupo selecionado de utilizadores, que vão utilizar uma aplicação desenvolvida pela Daimler Mobility AG para reservar uma viagem com os veículos automatizados, partindo de um ponto previamente definido até ao local de destino.

Parceiras de longa data em diversas áreas, a Bosch e a Mercedes-Benz esperam que este teste possa fornecer dados válidos para o desenvolvimento do sistema de direção automatizado SAE de Nível 4/5, ou seja, os mais avançados e capazes de dispensar o condutor humano. Ambos os parceiros esperam também obter mais informações sobre como os carros autónomos podem ser integrados num sistema de mobilidade intermodal que inclua transporte público e partilha de carros.

A cidade de San José já tem historial no desenvolvimento de novas tecnologias. Em meados de 2017, foi a primeira cidade dos EUA a convidar empresas privadas para realizar testes de campo para condução autónoma e analisar os crescentes desafios no tráfego rodoviário.

“Queremos descobrir mais sobre como os veículos autónomos podem ajudar as cidades a tornar o tráfego mais harmonioso e seguro, além de tornar a mobilidade mais disponível, sustentável e inclusiva. San José quer tornar-se uma cidade inteligente e adequar o seu sistema de tráfego ao futuro com tecnologias modernas e inovadoras. O projeto com a Bosch e a Mercedes-Benz é perfeito para isso”, afirma Dolan Beckel, diretor de inovação cívica de San José.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.