A BMW M GmbH está já a preparar o seu futuro eletrificado e iniciou os testes de desenvolvimento para um desportivo 100% elétrico. Os primeiros ensaios com este veículo ‘laboratorial’ incidem na solução de motorização (com quatro motores elétricos) e nos sistemas de controlo de chassis, incluindo tração integral. Este trabalho decorre com vista ao lançamento de um futuro desportivo totalmente elétrico com os genes daquela divisão.

Com este novo modelo em desenvolvimento, a BMW M GmbH está a acelerar a sua transição energética, associando a essência da letra ‘M’ à ideia de mobilidade sem emissões locais – algo que a BMW frisa no sentido de que se o automóvel não emite poluição em andamento, a produção da energia que o alimenta pode ser outro tema.

A marca quer manter os novos padrões de desportivos em termos de prestações, agilidade e precisão, arrancando com este trabalho no ano em que a divisão M comemora os seus 50 anos. O ano de aniversário já contou com o lançamento do i4 M50, uma versão 100% elétrica com ajustes desportivos, e o iX M60, um SUV de grandes dimensões. A gama mais desportiva será ainda complementada no próximo ano com a chegada do i/ M70, baseado na plataforma para os modelos elétricos de grande porte.

“No nosso aniversário, não só estamos a olhar para trás, como acima de tudo para o futuro. Antes do final do ano, a produção do BMW XM, o nosso primeiro carro de alta performance com motor V8 M híbrido vai arrancar. Juntamente com os nossos adeptos em todo o mundo, também estamos expectantes pela entrada na categoria LMDh da série de resistência americana IMSA, na qual iremos competir com um motor turbo de oito cilindros híbrido em Daytona e noutros eventos em 2023, bem como no WEC e em Le Mans um ano depois”, referiu o CEO divisão, Franciscus van Meel.

Desenvolvimento especial

De forma a desenvolver tecnologias motrizes e de chassis para o futuro em carros puramente elétricos, os engenheiros da BMW M GmbH conceberam um veículo de testes que carrega os genes apropriados. Baseado no i4 M50, este coupé conta com uma carroçaria modificada, notavelmente pelas cavas das rodas mais amplas para assim permitir os eixos de nova conceção.

A dianteira do veículo recorre a um conceito estrutural adaptado retirado dos M3 e M4 para assegurar uma elevda rigidez torsional em situações dinâmicas. O posicionamento das unidades de radiadores foi também baseada na configuração desenvolvida para os atuais desportivos.

O sistema variável M xDrive de quatro rodas motrizes com quatro motores elétricos está a ser desenvolvido como forma de incrementar a performance e a diversão ao volante com segurança e precisão asseguradas. O facto de cada roda contar com um motor elétrico dedicado abre diversas novas possibilidades para a entrega variável do binário de forma rápida e precisa.

Porém, é necessário também um funcionamento preciso e eficaz das unidades de controlo elétrica para o sistema M xDrive. Os quatro motores estão ligados a uma unidade de controlo central que monitoriza de forma permanente as condições de condução e os desejos do condutor. A transferência ideal de potência ao asfalto é calculada em milissegundos a partir dos valores de posicionamento do pedal do acelerador, ângulo da direção, aceleração longitudinal e lateral, velocidade de rotação das rodas e outros parâmetros. Os sinais são depois transmitidos direta e rapidamente aos quatro motores através de uma embraiagem multidisco e diferenciais dedicados.

“A eletrificação abre completamente novos patamares de liberdade para criarmos o dinamismo típico M”, começa por dizer Dirk Häcker, responsável de desenvolvimento da BMW M GmbH. “E já podemos ver que conseguimos explorar este potencial ao máximo, para que os nossos desportivos de alta performance continuem a oferecer a combinação típica M e incomparável de dinâmica, agilidade e precisão para o futuro sem emissões locais”.