Para o lançamento do novo X5, a BMW Itália decidiu levar um dos seus novos modelos até aos desertos de Marrocos para enfrentar um circuito emblemático. Ou quase, já que o X5 foi levado numa reprodução perfeita do traçado icónico de Monza nas areias de Merzouga, numa área de 5793 metros.

Cada curva, reta e chicane foi cuidadosamente reproduzida em escala real, numa proeza que levou duas semanas a preparar e que envolveu mais de 50 pessoas, incluindo engenheiros, técnicos, trabalhadores vários e pilotos, que cooperaram de forma aproximada para um resultado final que se pode ver no vídeo deste artigo.

Foram necessários quatro dias de preparação com os engenheiros, topógrafos e arquitetos, a que se adicionaram nove dias de trabalhos com escavadoras (quatro) e camiões (quatro) para removerem 24 metros cúbicos de cada vez para prepararem o piso e retirarem a areia em excesso. Mais de 3500 metros cúbicos de terra foram retirados para dar vida a esta pista ‘off-road’.

Tudo pronto, depois, para o BMW X5 percorrer o circuito de Monza-Sara no improvável deserto marroquino, onde enfrentou areia e pequenas pedras para mostrar a competência fora de estrada, contando de série com o Controlo Dinâmico de Amortecedores, enquanto a Suspensão Adaptativa M Professional com barras estabilizadoras ativas e Direção Integral Ativa (uma estreia num modelo X da BMW) foram desenvolvidos para comportamento dinâmico melhorado. A suspensão pneumática do X5 pretende ir assim ao encontro de todas as necessidades, permitindo alternar a altura ao solo em 80 mm graças a um botão na consola central.

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Novidade é o pacote de elementos denominado xOffroad, que se estreia com este novo SAV e que melhora a aptidão do X5 em pisos fora de asfalto: um botão dedicado permite ao condutor optar entre quatro modos de condução fora da estrada (xSand, xRocks, xGravel e xSnow para areia, pedras, gravilha/terra e neve, respetivamente) que determinam a altura ideal ao solo e o funcionamento do sistema de tração integral xDrive, resposta do acelerador e do controlo da caixa, além de correção no sistema DSC consoante o tipo de piso.

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