A BYD prossegue a sua estratégia de expansão em Portugal e apresenta o Seal como uma berlina premium acessível para o segmento superior com duas versões de motorização e grande foco na tecnologia e na sustentabilidade. O mais recente modelo da marca chinesa tem um preço de partida de 46.990€ na sua versão de base com tração traseira.

Fabricante que em 2023 foi o líder mundial nos automóveis movidos a energias alternativas (entre híbridos e 100% elétricos), a BYD dá mais um passo na sua implantação em Portugal, não só com uma expansão territorial consolidada (este ano focada no interior do país), mas também com um aumento da gama que, em janeiro, passa a contar com o Seal, uma berlina 100% elétrica para o segmento D.

O Seal junta-se aos modelos Han, Tang, Atto 3 e Dolphin já disponíveis em Portugal, mas espera-se que ainda neste primeiro trimestre o lançamento também do Seal U, um SUV derivado deste.

A marca apregoa, para o Seal, uma linguagem de design ‘Ocean Aesthetics’, ou seja, uma visão estética fluida e elegante, com interior cuidado para cinco ocupantes e muito espaço, a que se juntam ainda muitas inovações tecnológicas.

O Seal foi concebido com base na plataforma e-Platform 3.0 da BYD, concebida exclusivamente para veículos 100% elétricos, sendo o primeiro veículo a implementar a tecnologia altamente avançada Cell-to-Body (CTB) da marca, em que a bateria está incorporada na própria estrutura do veículo, tornando-se num elemento estrutural que incrementa a segurança, a rigidez torsional, a dinâmica de condução e a utilização do espaço.

A cobertura superior do conjunto de baterias está integrada com a estrutura tradicional do piso da carroçaria, formando assim uma estrutura tipo sanduíche, encaixando a bateria ‘Blade’ e o piso. Além disso, a arquitetura CTB utiliza uma estrutura de painéis de alumínio tipo favo de mel de elevada resistência, aumentando ainda mais a segurança do veículo. Além da melhoria dos índices de segurança, a tecnologia CTB também melhora a utilização do espaço, uma vez que a bateria (apenas 110 mm de altura) é combinada diretamente com a carroçaria, diminuindo a altura do veículo até ao solo em cerca de 15 mm. Com isso, ganha também a eficiência, já que o veículo pode ser mais esguio e baixo, logo mais eficiente aerodinamicamente.

Tal como todos os veículos de passageiros da BYD comercializados na Europa, o Seal está equipado de série com a bateria ‘Blade’, desenvolvida pela própria marca e com diversos avanços tecnológicos para assegurar a sua durabilidade e eficiência. A bateria é constituída por 172 células finas e alongadas que se assemelham efetivamente a lâminas. Além disso, a bateria Blade Battery utiliza fosfato de ferro e lítio (LFP) como material catódico, o que oferece um nível mais elevado de segurança e durabilidade em comparação com as baterias de iões de lítio convencionais. Adicionalmente, dispensa a utilização de cobalto, material que suscita preocupações éticas e ambientais na indústria mineira.

Em termos de segurança, esta bateria ‘Blade’ permite maior resistência a temperaturas extremas, sendo menos sensíveis às flutuações de temperatura e capazes de suportar mais ciclos de carga e descarga sem praticamente nenhuma perda de capacidade. Outro detalhe relevante é a resistência ao teste de perfuração por pregos, que é tido como o método mais rigoroso para testar as fugas térmicas da bateria e simular as consequências de um acidente rodoviário grave. A bomba de calor é oferecida de série, permitindo uma maior eficiência térmica a bordo sem influenciar a autonomia proporcionada pela bateria.

A tecnologia de bateria da BYD também inclui a funcionalidade V2L (Vehicle-to-Load), permitindo que o Seal seja utilizado como fonte de alimentação portátil para dispositivos elétricos exteriores (potência total até 3000 W).

Estilo elegante

A filosofia de design do Seal segue o preceito ‘Ocean Aesthetics’, preocupando-se em obter uma silhueta elegante, baixa e desportiva, mas também capaz de beneficiar a eficiência, com um coeficiente de arrasto de apenas 0.219 Cx. Uma vez mais, o desenho foi concebido por uma equipa global liferada pelo alemão Wolfgang Egger, o que é crucial para ter modelos mais ao gosto dos clientes europeus.

Outro aspeto em que o Seal se demarca é no espaço interior. Com uma distância entre eixos de 2920 mm, este sedan de quatro portas oferece bastante espaço para as pernas e amplitude para cinco ocupantes. Os bancos dianteiros têm um desenho desportivo, sendo pensados para oferecer ótimo envolvimento dos passageiros e conforto, sendo o banco do condutor ajustável eletricamente e dotado de apoio lombar com quatro posições de regulação elétrica. O carácter prático reflete-se ainda na bagageira de 400 litros, a que se junta ainda um espaço adicional de 53 litros sob o capot (versão de tração traseira). Além disso, oferece mais de 20 espaços flexíveis de arrumação para pequenos objetos, no seu interior, havendo uma caixa sob o apoio de braços central de série e um espaço de arrumação funcional semiaberto sob o tablier. A luminosidade a bordo é favorecida pelo tejadilho panorâmico de grandes dimensões.

Para garantir a correta insonorização do habitáculo, as portas dianteiras estão equipadas com vidro laminado de dupla camada.

Elevadas prestações

Além da tecnologia CTB e da bateria ‘Blade’, outro atributo útil do novo Seal é o sistema composto de tração elétrica 8-em-1. Este integra oito componentes-chave para propulsão, carregamento, controlo e gestão, permitindo à BYD criar soluções excecionais para a integração vertical na cadeia de fornecimento, otimizando significativamente a utilização do espaço e a eficiência energética.

Disponível em Portugal com dois níveis de equipamento, Design e Excellence AWD, o Seal é proposto com uma opção de duas unidades de tração, ambas com a bateria de 82.5 kWh. De base, a versão de um único motor e tração traseira tem uma potência de 230 kW/313 CV, o que lhe permite acelerar dos zero aos 100 km/h em 5,9 segundos, com uma autonomia de até 570 quilómetros (ciclo combinado WLTP). A outra versão, Excellence AWD, dispõe de um segundo motor elétrico na dianteira (160 kW/217 CV) para assim oferecer tração integral. A potência combinada é de 390 kW/530 CV, o que lhe permite oferecer prestações ainda mais desportivas, como a aceleração dos zero aos 100 km/h em apenas 3,8 segundos, para até 520 quilómetros de autonomia (ciclo combinado WLTP). Ambos têm os 180 km/h como velocidade máxima.

No que diz respeito ao carregamento, o Seal disponibiliza, de série, um carregador trifásico incorporado de 11 kW para carregamento em corrente alternada e pode ser carregado num posto ultrarrápido em corrente contínua com 150 kW, restabelecendo de 30% a 80% da energia em apenas 26 minutos. Aqui, realce para a solução de carregamento ‘boost’ de alta tensão, que permite um carregamento mais rápido ao utilizar o indutor do motor para substituir o indutor de impulso na solução de impulso original, para satisfazer a gama de tensão de 420-750V dos postos de carga, com carregamento DC de alta potência.

Em breve, está prevista também a oferta de versão com bateria de 62 kWh, que já se pode encontrar no Atto 3.

Chassis melhorado

O Seal é o primeiro BYD com suspensão independente, com braços duplos à frente e uma suspensão traseira de cinco braços, melhorando dessa forma o seu compromisso dinâmico, sendo que a versão de tração integral Excellence AWD dispõe de amortecedores de frequência variável para uma maior capacidade de resposta. Esta tecnologia controla o fluxo de óleo no cilindro do amortecedor através da válvula. Quando as condições da estrada são boas, o amortecimento é relativamente firme favorecendo o dinamismo, mas alterando-se para um acerto mais suave em estradas de superfície irregular.

Além disso, essa versão AWD tira partido de um recém-desenvolvido sistema de Controlo Inteligente de Adaptação do Binário (Intelligent Torque Adaption Control – ITAC) para melhorar a estabilidade através da redução da potência de saída através da variação do binário, reduzindo adequadamente o binário ou produzindo um binário negativo e outros métodos de controlo, para manter a estabilidade do veículo.

Nota, também, para os quatro modos de condução distintos, que alteram alguns dos parâmetros do motor, climatização, direção e amortecimento. O modo ‘ECO’ dá prioridade à eficiência energética e aumenta a autonomia de condução, havendo ainda os modos ‘Normal’ para utilização equilibrada, ‘Sport’ para prestações e desempenho mais apurados e ‘Snow’ para melhorar a tração e a estabilidade em superfícies escorregadias como a neve ou o gelo.

Tecnologia avançada a bordo

A conetividade inteligente e o infoentretenimento são outras preocupações da BYD, com o Seal a surgir com um sistema de última geração que pode ser atualizado através de software ‘Over The Air’ como forma de manter sempre em dia as funcionalidades do veículo. Como já é comum noutros modelos da marca, o Seal dispõe também do ecrã rotativo de 15.6”, além de ter função de controlo de voz inteligente, que pode ser ativada com o comando de voz “Hey BYD”, e integração de smartphones através do Android Auto ou Apple CarPlay. O painel de instrumentos digital tem por base um ecrã LCD de 10.25”. O sistema de áudio premium é composto por 12 altifalantes Dynaudio Performance Audio System. Na parte da frente do tablier, existe um ponto de carregamento sem fios para dois telemóveis.

Em termos de segurança e sistemas avançados de assistência ao condutor (ADAS), o Seal oferece uma vasta gama de funções de série, como o Alerta de Colisão Frontal com Travagem Automática de Emergência, Alerta de Colisão Traseira, Alerta de Tráfego Cruzado Traseiro e Travagem de Tráfego Cruzado Traseiro, Assistência à Manutenção na Faixa de Rodagem e Assistência à Mudança de Faixa. Dispõe ainda de Cruise Control Adaptativo e Cruise Control Inteligente, uma Câmara Panorâmica de 360º, Sistema de Deteção de Ângulo Morto, informação Inteligente dos Limites de Velocidade e Controlo Inteligente dos Limites de Velocidade. A tecnologia de iluminação conta com assistência de máximos, faróis adaptativos e função ‘Follow Me Home’ de série.

O novo BYD Seal está disponível em duas variantes de motorização, com a de entrada Design a ter um preço de 46.990€ e a Excellence AWD de 47.990€. A gama de modelos contempla seis cores de carroçaria e duas cores de acabamento interior. Todas as versões do Seal são oferecidas com seis anos ou 150.000 quilómetros de garantia do fabricante e oito anos ou 200.00 quilómetros de garantia para a bateria e o motor elétrico. Nesta fase de lançamento, a BYD oferece um ano de carregamento gratuito aos clientes que comprem o seu modelo até final do mês de fevereiro de 2024. Nota, ainda, para a parceria com a Go.Charge para permitir acesso à rede de carregamento em Portugal.

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