Os carros sem condutor da Lexus vão começar a circular na cidade de Bruxelas, naquele que será o início dos testes da tecnologia autónoma em vias públicas na Europa.

O anúncio foi feito pela Toyota Motor Europe (TME), sendo este o passo seguinte após as simulações e testes bem-sucedidos em circuitos fechados, começando agora a ensaiar os seus sistemas de condução autónoma (desenvolvidos internamente) para um cenário urbano real na Bélgica.

Será aí que um Lexus LS irá completar repetidamente um ciclo definido durante os próximos 13 meses, associando-se aos esforços daquela cidade no teste de novas soluções de mobilidade.

Gerald Killmann, Vice-Presidente de Investigação e Desenvolvimento da TME, destaca que “a unidade da TME de I&D de Bruxelas é o Centro Regional de Excelência em Visão Computacional, fazendo com que os computadores ‘vejam’ e ‘entendam’ o ambiente ao seu redor. O objetivo final da Toyota é zero acidentes e vítimas de acidentes de trânsito, sendo o principal objetivo deste teste piloto, estudar o comportamento humano complexo e imprevisível e o seu impacto nos requisitos do sistema de condução autónoma”.

Neste sentido, “responder à complexidade e à diversidade populacional de um ambiente urbano como Bruxelas – a capital europeia onde vivem cidadãos de 184 nacionalidades diferentes – é fundamental para o entendimento do comportamento humano na via pública”.

Segurança primeiro

O Lexus LS é um veículo de produção em série que estará a conduzir em estrada aberta normal. A única diferença é o conjunto de sensores montado no teto, incluindo um LIDAR, radares, câmaras e sistema de posicionamento de alta precisão. No automóvel, um condutor de segurança pode intervir a qualquer momento e anular o sistema de controlo de CA do veículo, que será acompanhado por um operador que supervisiona todo o sistema.

A Toyota traz este automóvel para as estradas públicas, depois de meses de completa preparação do veículo: validando o sistema de CA, treinando os condutores, analisando a rota e interagindo com as autoridades para adquirir as aprovações necessárias.

Com o objetivo de promover uma mobilidade mais segura e acessível, a Toyota está a trabalhar em paralelo em dois modelos de condução autónoma diferentes: Guardian e Chauffeur.

O veículo autónomo também será usado para recolher dados como parte do envolvimento da Toyota no “Projeto L3Pilot” europeu, juntamente com 34 outros parceiros, incluindo grandes fabricantes de automóveis, fornecedores automóveis, institutos de pesquisa e autoridades.

Contacto Lexus UX 250h: Híbrido arrojado com boas aptidões dinâmicas

O L3Pilot é um projeto europeu de quatro anos lançado em 2017 e parcialmente financiado pela Comissão Europeia. O projeto abre caminho para testes reais em larga escala de cerca de 1000 condutores em 100 automóveis em 10 países da Europa.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.