Mostrando que a Feira de Eletrónica de Las Vegas (CES) é cada vez mais um palco de novidades para a indústria automóvel, numa fusão entre os mundos da tecnologia e da mobilidade, a Chrysler revelou um novo protótipo na edição do CES deste ano, o Airflow Concept, com que antecipa a sua futura passagem para a eletrificação em pleno.

Agora plenamente integrada no Grupo Stellantis, a Chrysler revelou que será uma marca exclusivamente elétrica a partir de 2028, esperando-se que o primeiro automóvel do género chegue ao mercado em 2025, tendo como base as ferramentas proporcionadas pelo grupo liderado por Carlos Tavares.

Um exemplo dessa integração de componentes será a plataforma elétrica, com o concept a apresentar uma configuração de dois motores, um por eixo com uma potência de 150 kW/204 CV cada um. A Chrysler explica que a plataforma é capaz de albergar motores de maior potência, abrindo a porta a versões de altas performances.

Em conjunto, os dois oferecem tração integral, com os dados revelados pelo construtor americano a apontarem para uma autonomia entre os 563 e os 644 quilómetros (350 a 400 milhas). Porém, não foram anunciados dados relativos à capacidade da bateria de alta voltagem.

Com um formato de hatchback compacto – de dimensões similares aos novos Opel Astra e Peugeot 308, revelando de certa forma, algum sentimento de pertença à Stellantis –, o novo Airflow Concept revela linhas bastante apuradas claramente focadas na eficiência, com grelha superior dianteira integrada com os grupos óticos, jantes de 22 polegadas e cavas das rodas bastante musculadas, sobretudo na secção traseira, onde se pode encontrar ainda um pequeno spoiler superior. A tecnologia LED é utilizada tanto à frente, como atrás, aqui dispostos a toda a largura com efeito ‘cristal’.

Quanto à tecnologia embarcada, o Airflow Concept recorre a uma série de funcionalidades baseadas em conceitos de Inteligência Artificial (AI), permitindo melhorias na conectividade e também na futura condução autónoma. O STLA SmartCockpit é alimentado por uma nova central computacional denominada ‘STLA Brain’, ou seja, um cérebro altamente evoluído que é uma extensão dos ambientes digital, profissional e doméstico, melhorando a sua integração nas vidas de cada passageiro. Os ecrãs, por exemplo, podem ser agrupados consoante os interesses ou necessidades individuais de cada passageiro.

De resto, o habitáculo revela linhas modernas e espaçosas, com a ajuda de um tejadilho panorâmico e cores tranquilizantes para um espaço acolhedor. A ‘central’ STLA Brain é também passível de atualizações ‘over-the-air’ de forma a melhorar e a complementar as diferentes experiências, seja na condução, seja no entretenimento. O Airflow Concept contempla também o sistema de condução automatizada de Nível 3 STLA AutoDrive, o qual pode também ser atualizado por via remota.

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