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Cimeira tecnológica: As dez inovações mais importantes do novo Mercedes-Benz Classe S

A segunda geração do MBUX (Mercedes-Benz User Experience) será lançada no novo Classe S, podendo receber até cinco ecrãs no interior, alguns dos quais com tecnologia OLED. Com o simples pressionar de um botão, o novo ecrã 3D do condutor permite pela primeira vez a perceção espacial com um real efeito 3D graças ao sistema de seguimento ocular. Uma característica igualmente importante é o ecrã head-up de grandes dimensões com realidade aumentada. Durante a navegação, por exemplo, as setas de bifurcação animadas são virtual e precisamente projetadas na faixa de rodagem.
Utilizando sensores no interior da viatura e algoritmos de aprendizagem, o Assistente Interior MBUX reconhece e antecipa as pretensões e intenções dos ocupantes. Isto é realizado através da interpretação da direção da cabeça, dos movimentos das mãos e da linguagem corporal, respondendo com as correspondentes funções do veículo. Por exemplo, se o condutor virar a cabeça para o lado do vidro traseiro, o Assistente Interior abre automaticamente a cortina de proteção solar.
A iluminação ambiente ativa com cerca de 250 LED está agora integrada nos sistemas de assistência à condução e pode reforçar visualmente os avisos fornecidos pelos sistemas. Além disso, por exemplo, pode responder aos ocupantes quando operam o sistema de ar condicionado ou o assistente de voz “Olá Mercedes”.
Na eventualidade de uma severa colisão frontal, o airbag traseiro (equipamento opcional do Classe S versão longa) pode reduzir significativamente as cargas que atuam na cabeça e no pescoço dos ocupantes dos bancos laterais traseiros com os cintos de segurança colocados. O airbag frontal do banco traseiro é constituído por uma estrutura tubular.
A última geração do Pack Driving Assistance integra novas e inúmeras funções aperfeiçoadas como, por exemplo, o cumprimento dos limites de velocidade. O novo ecrã de assistência no monitor do condutor apresenta claramente o princípio de funcionamento dos sistemas de assistência à condução numa vista de ecrã total.
Na eventualidade de uma iminente colisão lateral com outra viatura, a carroçaria do veículo pode ser elevada pela suspensão opcional E-Active Body Control em apenas alguns décimos de segundo. Esta é uma nova função do sistema Pre-Safe Impulse Side: pode reduzir as cargas que atuam nos ocupantes pois direciona as forças do impacto para os componentes estruturais particularmente resistentes na secção inferior do veículo.
A revolucionária tecnologia de iluminação dos faróis Digital Light (opcional) permite utilizar funções totalmente novas, por exemplo, a projeção de marcas auxiliares ou sinais de aviso na estrada em frente ao veículo. Em cada farol, o sistema Digital Light integra um módulo de iluminação com três LEDs de elevada potência, cuja luz é refratada e direcionada por 1.3 milhões de micro espelhos. A resolução total é, portanto, superior a 2.6 milhões de pixéis.
Mais de 50 módulos de controlo eletrónicos no novo Classe S podem ser atualizados com novo software através da comunicação sem fios. Estes incluem todo o sistema de informação e de entretenimento MBUX, o ecrã do condutor, os sistemas de assistência à condução e os sistemas de iluminação Multibeam LED e Digital Light. Esta tecnologia permite ao condutor poupar tempo pois não necessita de visitar uma oficina para esta finalidade. Além disso, o veículo mantém-se atualizado ao longo do seu ciclo de vida e é equipado com novas funcionalidades. 
Prevê-se que a partir do segundo semestre de 2021, o Classe S possa ser conduzido em modo autónomo condicionado com o novo Drive Pilot (opcional), em situações onde a densidade do trânsito seja elevada ou em caudas de filas de trânsito, em troços de autoestrada na Alemanha. Ao reduzir o esforço do condutor, este sistema permite que sejam realizadas outras atividades durante as viagens como, por exemplo, navegar na internet ou tratar de emails no In-Car Office.
Graças ao opcional eixo traseiro direcional, o Classe S é tão manobrável quanto um modelo compacto em cidade. O ângulo da direção no eixo traseiro pode atingir até dez graus. Mesmo no Classe S versão longa e com tração integral, o diâmetro de viragem foi reduzido em 1.9 metros para um valor inferior a 10.9 metros.

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O legado do Classe S na história da Mercedes-Benz é inegável, com o modelo de luxo da marca alemã a assumir o estatuto de compêndio tecnológico, estreando muitos dos novos sistemas e funcionalidades que, mais tarde, chegarão a outros modelos.

Segundo a descrição da Mercedes-Benz, o novo Classe S “pode ser experimentado com todos os sentidos – visão, tato, audição e olfato – oferecendo ao mesmo tempo várias inovações nas áreas da assistência à condução, proteção e interação”. Ao mesmo tempo, procura responder às exigências de maior sustentabilidade e foco na utilização por parte das pessoas, disponibilizando novos serviços e novas competências tecnológicas até aqui inéditas.

Muitas das soluções, sobretudo no capítulo da segurança, têm sido desenvolvidas ao longo dos últimos anos. Em 2019, no Experimental Safety Vehicle ESF 2019, a Mercedes-Benz apresentou ideias nas quais os especialistas de segurança da empresa trabalharam e que estariam na calha para chegar à produção, como é o caso do airbag traseiro, que agora se torna disponível como equipamento opcional no Classe S.

Mas, há mais elementos inovadores no Classe S de nova geração que merecem destaque. Confira na galeria acima.


LEGADO HISTÓRICO

Há cerca de 70 anos, a Mercedes-Benz criou as bases desta série de modelos com o 220. Desde o seu lançamento de mercado em 1951, foram vendidas mais de quatro milhões de unidades Classe S limousine a clientes em todo o mundo. A designação “Classe S” foi oficialmente introduzida no mercado com a série 116 em 1972. Nos últimos dez anos, o Classe S tem sido particularmente popular na China, nos EUA, Coreia do Sul e na Alemanha. Em suma, desde o lançamento da geração que se encontra agora em fim de ciclo, foram vendidas mais de 500.000 unidades do Classe S.