A tecnologia é cada vez mais importante nos automóveis de nova geração e os Porsche não são exceção. Modelos como o emblemático 911 integram uma panóplia de tecnologias de assistência à condução e de conectividade que não só permitem tirar todo o partido dos modelos em segurança, como também ajudam a garantir uma maior confiança ao condutor em todas as circunstâncias.

Um desses exemplos do impacto da tecnologia está no sistema Porsche Wet Mode, que reforça a segurança da condução em piso molhado. Esta tecnologia foi estreada no 911 de nova geração, incluindo uma função que deteta uma quantidade significativa de água na estrada e adapta a afinação do veículo para aumentar a estabilidade.

O Porsche Wet Mode consegue detetar automaticamente uma estrada com o piso encharcado e assim alertar o condutor para o risco de aquaplanagem. Essa deteção é feita a partir de sensores integrados nas cavas das rodas dianteiras e que reconhecem o efeito das poças ou dos fluxos de água atirados pela roda. De acordo com a marca, este sistema acaba por ser bastante diferente do sensor de chuva na medida em que este último funciona com base na deteção de gotas de água no para-brisas independentemente das condições da estrada.

No novo Porsche Wet Mode, porém, caso o sistema detete uma grande quantidade de água na estrada, o sistema de estabilidade Porsche Stability Management (PSM) e o Porsche Traction Management (PTM) são pré-ativados, podendo atuar de forma mais rápida, ao mesmo tempo que o painel de instrumentos exibe um alerta visual para o condutor, recomendando-lhe que ative o modo dedicado para chuva presente nos 911 (Wet Mode).

Quando este último é ativado, a atuação dos sistemas PSM e PTM fica mais apurada, assim como a aerodinâmica adaptativa, podendo ainda atuar sobre o opcional Porsche Torque Vectoring (PTV), um sistema de vetorização do binário, que distribui a potência de forma assimétrica pelas rodas para mitigar perdas de motricidade em curva, por exemplo. O objetivo é oferecer máxima estabilidade.

A partir dos 90 km/h, o spoiler traseiro variável estende-se para a sua posição ‘Performance’, que assegura maior estabilidade, enquanto os flaps de arrefecimento dianteiros abrem-se, ao passo que o pedal do acelerador exibe resposta mais branda, sendo impossível desligar, nesse modo, o controlo de estabilidade ou ativar o modo Sport. Também as passagens de caixa de velocidades automática PDK de oito relações ficam mais suaves. Nos modelos como o 911 Carrera 4S é transmitida mais potência ao eixo dianteiro do que em modo Normal. A resposta ao condutor é então adaptada às condições para garantir a máxima estabilidade.

Esta tecnologia está também presente nos novos 911 Targa 4 e 911 Targa 4S apresentados esta semana.

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