O terceiro elemento da nova geração do Porsche 911 já está apresentado e chegará a tempo do verão. A elegante versão Targa irá chegar em agosto nas variantes Targa 4 e Targa 4S, demarcando-se pelo seu estilo carismático herdado do passado da marca. Esta é a terceira versão de carroçaria do novo 911, juntando-se aos Coupé e Cabrio anteriormente lançados.

Nesta nova geração, algumas coisas prevalecem imutáveis como características distintivas do Targa, como a capota totalmente automática e, numa ligação ao lendário Targa original de 1965, o arco atrás do habitáculo ou o vidro traseiro envolvente. O tejadilho pode ser aberto e fechado em apenas 19 segundos.

O sistema do tejadilho foi evoluído e consiste em duas partes móveis: uma de lona e o vidro traseiro, tal como no antecessor. Dois elementos integrados concebidos em magnésio garantem que a parte de lona permanece sempre firme e bem insonorizada, protegendo também a questão da temperatura. Já o vidro traseiro foi otimizado no seu peso. A abertura e fecho do tejadilho é agora mais rápido graças a atuadores elétricos mais potentes.

O exterior inspira-se nos elementos de design da geração 992, destacando-se pelos guarda-lamas significativamente mais pronunciados atrás e à frente, faróis LED e capot evocativo do design das primeiras gerações do 911. A traseira, bastante larga, é dominada pelo spoiler traseiro automático integrado e pela elegante faixa de luz.

Já o interior replica o dos modelos 911 Carrera, caracterizando-se pelas linhas limpas e direitas do tablier, com inspiração nos modelos 911 a partir da década de 1970. A ladear o conta-rotações central – uma tradição da Porsche – estão dois ecrãs sem moldura que apresentam informações alargadas ao condutor. Uma compacta unidade de controlo com cinco botões para acesso direto a funções importantes do veículo está colocada abaixo do ecrã de 10.9” do Porsche Communication Management (PCM). De série, o PCM oferece navegação online e Connect Plus.

Dupla mais potente

A ‘alma’ destes modelos é garantida pelo motor ‘boxer’ de seis cilindros biturbo com três litros de capacidade, em dois níveis de potência: na versão 911 Targa 4 ficam à disposição do condutor 385 CV de potência (mais 15 CV do que o antecessor) e 450 Nm de binário logo a partir das 1950 rpm, enquanto no mais potente 911 Targa 4S estão disponíveis 450 CV de potência (mais 30 CV), para um binário máximo de 530 Nm entre as 2300 e as 5500 rpm.

O 911 Targa 4, em combinação com o Pacote Sport Chrono, acelera dos zero aos 100 km/h em 4,2 segundos, enquanto o 911 Targa 4S, igualmente com aquele pack desportivo, permite uma aceleração dos zero aos 100 km/h em 3,6 segundos, ou seja, 0,4 segundos mais rápido do que seu antecessor. A velocidade máxima do 911 Targa 4 é de 289 km/h (mais 2 km/h), enquanto o 4S chega aos 304 km/h (mais 3 km/h).

Ambos os desportivos estão equipados, de série, com a caixa de dupla embraiagem (PDK) de oito velocidades e tração integral inteligente Porsche Traction Management (PTM), sendo que, em alternativa, o 911 Targa 4S pode ser especificado com a nova caixa manual de sete velocidades, com a qual o Pacote Sport Chrono está incluído.

 

A unidade da embraiagem e do diferencial é refrigerada a água e tem discos de embraiagem reforçados para maior robustez e maior capacidade de carga. O incrementado atuador de binário na embraiagem melhora a sua precisão de ajuste e a função da transmissão adicional do eixo dianteiro.

Quanto a consumos e emissões, o 911 Targa 4 com caixa PDK terá um consumo médio de 9,8 l/100 km e emissões de 223 g/km de CO2. Já o 911 Targa 4S com caixa manual tem um consumo médio de 10,3 l/100 km e emissões de 235 g/km de CO2, valores que são ligeiramente mais reduzidos no 911 Targa 4S com caixa PDK – 9,9 l/100 km de consumo e 227 g/km de emissões de CO2.

Chassis apurado

O sistema eletrónico de amortecimento variável PASM (Porsche Active Suspension Management) faz parte do equipamento de série, ajustando automaticamente o amortecimento em termos de conforto e comportamento dinâmico para cada situação, tendo duas configurações de ajuste manual, Normal e Sport. Já o Porsche Torque Vectoring Plus (PTV Plus), o qual inclui bloqueio eletrónico do diferencial traseiro com distribuição variável do binário, é adicionado como equipamento de série nos Targa 4S e está disponível como opção nos Targa 4.

Os 911 Targa da Porsche dispõem de uma série de novidades tecnológicas, como o Porsche InnoDrive, o qual inclui cruise control adaptativo, mas há outras funcionalidades inovadoras, como a função Smartlift, que varia a altura ao solo para acesso a locais mais complicados para a zona inferior da carroçaria em utilização quotidiana. A lista de opções é complementada por uma alargada gama da Porsche Tequipment e novas opções de personalização da Porsche Exclusive Manufaktur. Futuramente, a Porsche irá alargar a combinação de elementos de estilo tradicionais, design intemporal e tecnologia de ponta numa edição especial do 911 Targa, a qual fará a sua estreia em breve.

Como nas outras variantes da oitava geração do Porsche 911, os modelos Targa estão equipados, de série, com o Modo Porsche Wet. Os sensores nas cavas das rodas são capazes de detetar água no asfalto e, se estiver presente uma elevada quantidade de água, um aviso no painel de instrumentos recomenda ao condutor que passe, de forma manual, para o Modo Wet. A resposta ao condutor é então adaptada às condições para garantir a máxima estabilidade.

O sistema de travagem é também potente, com o Targa 4 a recorrer a discos de travão com 330 milímetros de diâmetro com pinças de quatros êmbolos em ambos os eixos, enquanto o Targa 4S distingue-se pelas pinças pintadas em vermelho de seis êmbolos no eixo dianteiro e de quatro no traseiro, com discos de 350 mm em ambos os eixos. O sistema mais avançado Porsche Ceramic Composite Brake (PCCB) pode ser escolhido em opção.

O 911 Targa 4 conta com jantes de 19 polegadas na dianteira (pneus 235/40 ZR) e de 20 polegadas na traseira (pneus 295/35 ZR), ao passo que o 911 Targa 4S recebe jantes de 20 polegadas na dianteira (pneus 245/40 ZR) e de 21 polegadas na traseira (pneus 305/30 ZR).

Os novos 911 Targa vão ser lançados no mercado a partir de agosto de 2020, com preços a partir dos 160.783 euros para o 911 Targa 4 (PDK) e nos 178.076 euros para o 911 Targa 4S com caixa PDK de oito velocidades. Já o 911 Targa 4S com a opcional caixa manual de sete velocidades terá um custo base de 176.251 euros.

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