Contacto Skoda Kodiaq RS: Locomotiva checa bi-turbo

12/12/2018

É proveniente de Mladá Boleslav, na República Checa, e tem presença imponente. O mais recente membro da família SUV da Skoda não é um modelo completamente novo, mas antes uma variante do bem-sucedido Kodiaq, uma verdadeira surpresa em termos de vendas. Agora, numa roupagem mais desportiva, apresenta uma motorização 2.0 TDI bi-turbo de 240 CV de potência que aumenta a adrenalina.

O cada vez maior número de SUV vendidos faz com que cada vez mais marcas comecem a olhar para o segmento como uma forma de oferecer variações desportivas, numa nova tendência que parece estar agora a tornar-se comum. Não indo mais longe, só no Grupo Volkswagen, surgem agora, de uma assentada, dois novos modelos de ambições desportivas, o CUPRAAteca e, no exemplo destas linhas, o Kodiaq RS. Contudo, abordagens diferentes para esses dois modelos, já que o SUV checo recorre a uma mecânica Diesel de última geração bi-turbo capaz de debitar 240 CV e 500 Nm de binário.

Valores que servem já para ‘atiçar’ emoções ao volante, sobretudo quando há trabalho efetuado a nível técnico e visual para diferenciar o KodiaqRSdas demais versões da gama.

Ligando a ignição e depois de ativar o modo Sport no Controlo Dinâmico de Chassis (DCC), o ruído característico dos Diesel é rapidamente substituído por uma sonoridade mais rouca que é trazida pelo novo sistema Dynamic Sound Boost, com um atuador no escape a acentuar a nota sonora, o que ajuda na imersão em ambiente desportivo, até porque não é demasiadamente intrusivo. Até porque em modo Normal ou ECO, o Kodiaq RS ganha uma discrição simpática.

Não é um portento energético, mas, com 240 CV, percebe-se que este motor tem bastante energia para oferecer, com uma curva de binário que tem o seu aproveitamento maximizado entre as 1500 e as 4000 rpm. Neste intervalo, o Kodiaq RS é bastante veloz a ganhar velocidade, animando-se a preceito para elevados ritmos sem grande esforço. A caixa DSG de sete velocidades tem desempenho muito competente, como já é apanágio, podendo contribuir para uma condução mais dinâmica graças a patilhas atrás do volante para passagens de caixa manual/sequencial.

Um dos focos da Skoda na conceção do novo Kodiaq RS foi equilibrar duas vertentes importantes que confluem para uma dinâmica de grande valia: a firmeza e o conforto. O primeiro é essencial para tornar o SUV de grandes dimensões mais ágil na missão de enfrentar percursos sinuosos. Em modo Sport, a direção, com bom feeling, fica menos assistida, ao passo que as respostas ficam mais apuradas. Um dos trabalhos feitos neste modelo foi ao nível dos amortecedores, que permite assim maiores veleidades dinâmicas sem comprometer o conforto. Pode-se ainda elogiar a elevada estabilidade a velocidades mais altas.

Embora ligeiramente mais firme – as jantes de 20″dizem ‘presente’… – não se trata de um modelo extremo nas suas reações, o que significa que é ainda confortável em mau piso ou ondulações. E, mesmo que deixe transparecer algum rolamento de carroçaria em curvas feitas mais depressa, isso não é impeditivo de diversão em percursos de curva/contra-curva. A tração integral ajuda na estabilidade direcional, aumentando os níveis de motricidade, mas também surgindo como garante de capacidade máxima de aceleração com o sistema ‘Launch Control’ para arranques mais velozes. A direção tem assistência variável, permitindo igualmente uma distinta abordagem entre modos e oferecendo boa resposta ao condutor.

Em condução no modo ECO, a primazia é dada à eficiência, podendo ser conduzido em modo roda-livre sempre que o pedal do acelerador não é pressionado. Os outros modos disponíveis são o Normal, Comfort, Snow e Individual.

O visual é suficientemente apelativo sem ser ostensivo, com destaque para as jantes de 20” Xtreme ou para os diversos apontamentos a preto brilhante, como na grelha, barras do tejadilho ou capas dos espelhos retrovisores, complementando-se com o novo logótipo RS encarnado. Por dentro, muitas novidades igualmente, como os bancos RS com revestimento combinado de Alcantara e couro ‘Carbono’, incluindo nas duas filas traseiras de bancos. Tudo isso polvilhado com pontos encarnados nos bancos ou nas portas. O Virtual Cockpit, uma estreia na Skoda, surge aqui em destaque com um modo específico Sport com informação como o grau de potência debitada a cada momento ou a temperatura do líquido de refrigeração.

No equipamento, a lista de série é bastante extensa, sobretudo em matéria de assistentes de segurança, o que ajuda a explicar o preço pedido por esta versão Kodiaq RS: 67.450€, o que não é propriamente acessível, mas que serve como exemplo de um topo de gama dinâmico e mais exclusivo com um foco mais desportivo, sem que seja muito radical na sua abordagem técnica.

Valerá a pena para quem se quer demarcar pelos 50 CV suplementares em relação ao motor 2.0 TDI de 190 CV e pelo conjunto de equipamento suplementar, como o Dynamic Sound Boost que faz com que não passe despercebido.

FICHA TÉCNICA
Skoda Kodiaq RS 2.0 TDI Bi-Turbo 4×4 DSG7
Motor: Diesel, quatro cilindros em linha, bi-turbo, injeção direta
Cilindrada: 998 cm3
Potência: 240 CV às 4000 rpm
Binário: 500 Nm às 1750-2500 rpm
Velocidade Máxima: 221 Km/h
Aceleração de 0 a 100 km/h: 6,9 segundos
Transmissão: Tração integral; caixa automática DSG de 7 velocidades
Peso: 1880 kg
Consumo Combinado: 6.4 l/100km
Emissões de CO2: 167 g/km
Preço versão ensaiada: 67.450€

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