/CUPRA Ateca renova imagem desportiva e tecnologia

CUPRA Ateca renova imagem desportiva e tecnologia

A par com o modelo base, o Ateca comercializado com o logótipo da CUPRA também foi submetido a uma atualização de meio de ciclo, recebendo algumas melhorias estéticas e tecnológicas para se manter como um dos SUV desportivos de topo.

Pilar fundamental da gama CUPRA e primeiro modelo da marca a ser lançado em 2018, o Ateca será em breve acompanhado na família SUV pelo Formentor. Para se manter na ‘crista da onda’ o Ateca foi submetido a um profundo facelift, com elementos de série como jantes de liga leve de 19 polegadas CUPRA, bancos desportivos em Alcantara, controlo adaptativo da suspensão (DCC) e um sistema de direção melhorado.

[soliloquy id=”977581″]

O ‘coração’ continua a ser um motor 2.0 TSI de 300 CV de potência e 400 Nm de binário associado a uma caixa automática de dupla embraiagem DSG de sete velocidades e a sistema de tração integral 4Drive, o que lhe permite acelerar dos zero aos 100 km/h em 4,9 segundos e atingir uma velocidade máxima de 247 km/h.

A unidade de controlo do sistema 4Drive está situada no eixo traseiro, no final do veio de transmissão e perto do diferencial traseiro, melhorando assim a distribuição de peso e reduzindo a inércia total de movimentos. O chassis foi também melhorado nesta atualização, com destaque para a recalibração da direção e para a resposta do acelerador, com a marca a garantir que ambos confluem “para dar a máxima agilidade e feedback melhorado aos condutores”.

O Ateca consegue ainda adaptar a sua atuação consoante o estilo de condução e a tração, analisando diversos dados como o ângulo da direção, aceleração ou travagem, bem como as condições do piso, com a suspensão adaptativa a reagir em milésimos de segundo, podendo o condutor selecionar um de quatro modos – ‘Normal’, ‘Sport’, ‘CUPRA’ e ‘Individual’.

Tal como no SUV de base da SEAT, também o CUPRA é ligeiramente mais comprido (10 mm), com os 4386 mm a deverem-se aos novos para-choques, enquanto a distância entre eixos se mantém sem alterações (2630 mm). No sistema de travagem, destaque para a possibilidade de montar discos de 18 polegadas da Brembo.

Exteriormente, o Ateca dispõe de novos para-choques, com aberturas mais agressivas, enquanto os faróis têm agora tecnologia Full LED. A grelha superior em ninho de abelha e um acabamento cromado escuro contribuem para uma aparência mais agressiva, tal como o pequeno difusor inferior que é ladeado pelos faróis de nevoeiro em LED.

As jantes de série têm novo desenho, sendo de 19 polegadas, com acabamento em preto e prata. Há ainda a possibilidade de escolher um acabamento em cobre. Estas jantes permitem ainda ‘encaixar’ discos de travão de 17 polegadas (de série) ou de 18 polegadas, opcionalmente, fornecidos pela Brembo, com maxilas em cobre.

Na traseira, os farolins LED têm indicadores de mudança de direção dinâmicos e quatro saídas de escape junto ao difusor. Os espelhos retrovisores refletem o logótipo da CUPRA no chão assim que o condutor se aproxima.

No interior, há soleiras das portas iluminadas, logo para começar, enquanto os bancos dianteiros desportivos em Alcantara (o mesmo usado para o volante) concedem um visual mais desportivo. A instrumentação virtual Digital Cockpit com ecrã de 10.25 polegadas está presente para fornecer todas as informações ao condutor, enquanto o habitáculo está polvilhado de elementos em Cobre e Alumínio escurecido. Há também quatro tomadas USB C iluminadas (duas à frente e duas atrás).

Em termos tecnológicos, o ecrã tátil central de 9.2 permite navegação, multimédia e elevada conectividade a aplicações e ligação ao Android Auto e Apple CarPlay. Além disso, há ainda carregamento por indução do smartphone. Os comandos por voz estão presentes no CUPRA Ateca, permitindo interagir com algumas das funcionalidades do veículo.

A marca adianta que “o reconhecimento por voz permite o entendimento natural de comandos vocais de forma a interagir com o sistema de infoentretenimento, podendo também o utilizador descarregar aplicações para controlo de eletrodomésticos em casa, num conceito de ‘smart home’, com recurso ao comando vocal ‘Hola Hola’.

A conectividade fica a cargo de um cartão eSIM que permite aos utilizadores obter ligação a aplicações e serviços digitais de forma simples, permitindo também obter obter as funcionalidades da chamada de emergência (eSIM), que permite chamar os serviços de auxílio caso exista um acidente, enviando dados de GPS, tipo de motor e número de passageiros a bordo.

Desenhado e desenvolvido em Barcelona, o CUPRA Ateca é produzido na República Checa (Kvasiny), chegando ao mercado nacional durante o terceiro trimestre de 2020.

a carregar vídeo