Designers da Toyota criam “rover” lunar elétrico inspirado no Land Cruiser FJ40

09/10/2023

O estúdio de design da Toyota na Califórnia criou o Baby Lunar Cruiser (BLC), veículo elétrico inspirado no clássico Land Cruiser FJ40.

 

O estúdio de design da Toyota na Califórnia CALTY Design Research está a celebrar cinco décadas.

Inspirada pelo trabalho que a Toyota está a fazer com a Agência Japonesa de Exploração Aeroespacial, a CALTY decidiu criar o Baby Lunar Cruiser (BLC).

O Baby Lunar Cruiser (BLC) combina as sugestões de design do Land Cruiser FJ40 original com as capacidades futuristas de um veículo de exploração lunar. O BLC inspira-se no verdadeiro Lunar Cruiser que está a ser desenvolvido pela Agência Japonesa de Exploração Aeroespacial (JAXA) e pela Toyota (ver caixa em baixo).

Impulsionado por motores elétricos nas rodas e controlado por joysticks duplos, o BLC dispõe de pneus sem ar e uma visibilidade exterior otimizada graças à sua capota de vidro saliente e a um ecrã panorâmico de realidade aumentada no painel de instrumentos.

A herança do Land Cruiser FJ40 evidencia-se na grelha com a inscrição “Toyota” na dianteira, completa com um conjunto de câmaras e sensores Lidar/radar. Os bancos de estrutura espacial altamente ajustáveis e os painéis M.O.L.L.E. (Modular Lightweight Load-carrying Equipmen) em todo o habitáculo conferem ao interior a flexibilidade necessária para se adaptar a qualquer tipo de aventura.

Toyota Lunar Cruiser

Em 2019, a Toyota fez um acordo com a Agência de Exploração Aeroespacial do Japão (JAXA), sobre uma possível colaboração na exploração espacial internacional, o qual previa construir um rover para ser tripulado. O projeto do Lunar Cruiser, nome dado em homenagem ao SUV Land Cruiser, foi aprovado e está a ser desenhado. Por ser pressurizado, os astronautas não precisam de utilizar fatos espaciais no seu interior.

Como combustível a solução encontrada pela Toyota passa pela utilização de tecnologia de combustível regenerativo, que permite ao veículo utilizar a energia solar durante os dias lunares para dividir a água em hidrogénio e oxigénio através de eletrólise. Esse combustível será armazenado em células de combustível e convertido em eletricidade para alimentar o rover durante as noites na lua.