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DS7 Crossback E-Tense em versão mais acessível do luxo híbrido francês

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A aposta da DS Automobiles na eletrificação prossegue com mais um modelo para a gama DS7 Crossback, uma vez mais com a denominação E-Tense, embora numa variante menos potente do que a já conhecida e que é mais potente. Com 225 CV e sistema híbrido Plug-in de tração dianteiro, o DS7 Crossback E-Tense 225 chega aos concessionários nas próximas semanas.

Tecnicamente, o sistema híbrido deste SUV de grandes dimensões recorre a uma versão simplificada apenas com um motor elétrico. Depende de um motor a gasolina de 180 CV de potência com um binário de 300 Nm, estando associado a um motor elétrico de 110 CV de potência e 320 Nm de binário, uma bateria de iões de lítio compacta de 13.2 kWh e caixa automática eletrificada e-EAT8 de oito velocidades.

Este SUV permite assim maior acessibilidade ao universo da eletrificação, com uma potência combinada de 225 CV e um binário máximo de 360 Nm, apresentando uma autonomia sem emissões de 55 quilómetros, já de acordo com o novo ciclo WLTP em ciclo misto. Embora arranque sempre em modo elétrico (com velocidade máxima até aos 135 km/h), o condutor pode selecionar outros modos de condução, como o ‘Hybrid’, que dá ao sistema eletrónico a gestão da energia consoante cada momento ou o ‘Sport’, que coloca a potência toda à disposição para prestações melhoradas.

Há ainda um modo ‘E-Save’, que permite reservar a grande maioria da carga restante na bateria para uma utilização posterior. As emissões poluentes de CO2 variam entre os 31 e os 36 g/km e o consumo varia entre os 1,4 e os 1,6 l/100 km, variando o valor consoante o equipamento escolhido e o tamanho das jantes.

O carregamento pode ser feito numa tomada doméstica ou ‘wallbox’ de 7.4 kW, demorando 1h45m a carregar de zero a 100% neste último caso. A marca Premium refere que muitos dos avanços tecnológicos aplicados neste modelo derivam dos ensinamentos recolhidos na Fórmula E (na qual compete com António Félix da Costa ao volante de um dos seus monolugares) ao longo dos últimos anos, salvaguardando, em todo o caso, a utilização do modo elétrico.

Quanto ao equipamento, o E-Tense 225 recorre a elementos mais avançados como a suspensão ativa DS Active Scan Suspension (com controlo por câmara), tecnologia LED de iluminação ou jantes de 19 polegadas London Diamond Black. Em opção, pode receber jantes de 20 polegadas.