E.V.A.: Volvo ‘oferece’ a sua segurança a todas as outras marcas

03/04/2019

Volvo Cars Moment – Safety Live Images
No seu esforço para travar a sinistralidade rodoviária, a Volvo Cars apresentou uma série de ideias que reforçam o seu compromisso para com a segurança automóvel, com um dos destaques a ir para o denominado Projeto E.V.A., acrónimo para ‘Equal Vehicles for All’ e com qual irá partilhar toda a informação recolhida ao longo de 40 anos de investigação com toda a indústria automóvel, a bem da segurança nas estradas, independentemente da marca que cada um escolher.

Ao abrigo deste projeto, as marcas concorrentes poderão consultar relatórios e dados de segurança que resultam de 60 anos de pesquisa e investigação da empresa sueca e que estarão disponíveis num diretório central digital.

a carregar vídeo

“Temos informação de dezenas de milhares de acidentes rodoviários recolhidos em ambiente real, que nos tem ajudado a melhorar os nossos automóveis tornando-os o mais seguros possível. Isto significa que estes são fabricados para proteger todas as pessoas, independentemente do seu género, altura ou peso, muito para além do “homem padrão” representado pelos crash test dummies tradicionais”, referiu Lotta Jakobsson, professora especialista técnica no Centro de Segurança da Volvo Cars.

Mulheres são mais suscetíveis de lesões graves

A iniciativa E.V.A. ilustra, com base nos dados, na pesquisa e nos estudos internos da Volvo Cars que as mulheres estão sujeitas a um maior risco de determinadas lesões num acidente automóvel. As diferenças verificadas entre o “homem padrão” e uma mulher a nível anatómico e muscular são muito significativas e fazem com que, por exemplo, nas mulheres o efeito chicote seja sentido com outra intensidade provocando lesões cervicais graves.

Tendo como base estes estudos e dados de acidentes realizados em laboratório, a Volvo criou ‘crash test dummies’ virtuais para melhor entender os acidentes e assim desenvolver tecnologias de segurança capazes de proteger, de igual modo, homens, mulheres e crianças.

Este anúncio está em linha com o compromisso de segurança que faz parte da filosofia da Volvo e surge num ano em que se comemoram 60 anos daquela que é vista por muitos como a principal invenção da história da segurança automóvel – o cinto de segurança de três pontos, introduzido em 1959. Na época, a decisão de libertar a patente e partilhar esta invenção com toda a indústria, foi determinante para reduzir a sinistralidade nas estradas. Estima-se que, a nível global, mais de 1 milhão de pessoas deva a vida à utilização do cinto de segurança de três pontos e muitas mais tenham evitado lesões graves.