Publicidade Continue a leitura a seguir

Engenharia reversa: Toyota desmontou Tesla Model Y e ficou impressionada

Publicidade Continue a leitura a seguir

O processo de engenharia reversa é bastante conhecido em diversos setores, passando pela desmontagem de um aparelho para ficar a conhecer os seus princípios e funcionamento. Foi também com essa intenção que a Toyota desmontou um Tesla Model Y, tendo ficado surpreendida com o que encontrou – soluções bastante avançadas e construção de ponta ao nível do chassis.

A Toyota foi uma das marcas líderes na eletrificação, tendo ganhado notoriedade com o Prius, modelo híbrido que popularizou a tecnologia de baixas emissões. A marca japonesa tem sido mais demorada a abraçar a eletrificação plena, mas o recente anúncio de mudança de Presidente na marca, com Koji Sato a assumir o lugar de Akio Toyoda a partir de 1 de abril, indicia uma nova fase para a Toyota.

De acordo com o site Automotive News, a companhia japonesa trabalha já numa plataforma puramente dedicada a automóveis elétricos para substituir a e-TNGA em que o bZ4X foi produzido, tendo este projeto começado após um trabalho de engenharia reversa: os engenheiros da Toyota terão desmontado uma unidade do Tesla Model Y e ficado completamente surpreendidos com o avanço da marca japonesa.

Tanto que uma fonte anónima indicou àquele site que o Model Y “é uma verdadeira obra de arte. É incrível”.

Reconhecida pelo seu arrojo tecnológico, a Tesla tem vindo a cimentar a sua posição como uma das marcas de ponta no setor dos elétricos, com os processos de construção e de desenvolvimento a forçarem a Toyota a repensar a sua estratégia e a acelerar o seu empenho nesta tecnologia.