Escape em titânio para o Aventador SVJ pesa apenas 4,4 kg

29/05/2019

Para os superdesportivos, qualquer grama de peso poupado é sempre relevante na procura de melhores prestações. Por isso, Valentino Balboni (VB), piloto de testes de longa data da Lamborghini, decidiu-se a criar um sistema de escape completo para o Aventador SVJ com um peso total de apenas 4,4 kg.

Este escape foi produzido em titânio, garantindo assim o seu baixo peso e resistência, conseguindo mesmo reduzir o peso total do veículo em 1%. Balboni pensou neste sistema de escape como forma de melhorar as prestações do Aventador SVJ (tanto coupé, como roadster), tendo por objetivo melhorar o fluxo dos gases de escape.

Além disso, num detalhe esclarecedor, o seu formato replica o dos cornos do touro da marca italiana. Este escape terá uma produção bastante limitada de apenas 63 unidades, havendo ainda uma edição especial de 15 unidades com a assinatura de Valentino Balboni. As unidades de escape são entregues numa caixa especial apta para voos e que garante o acomodamento rigoroso da peça.

Este não é propriamente um inexperiente na tarefa de conceção de sistemas de escape para os Lamborghini: a sua empresa, criada em 2016, já havia desenvolvido sistemas de escape para os Aventador LP-750 SV e para os Aventador S.

“Este novo escape VB é o melhor sistema que pode ser produzido para o extraordinário SVJ. É simbiótico com o carácter do SVJ. O nosso objetivo foi criar um escape extraordinariamente leve para melhorar ainda mais a performance desta máquina fantástica”, afirmou Balboni.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.