Land Rover Discovery Sport P300e e Range Rover Evoque P300e são híbridos ‘plug-in’ com autonomia para mais de 60 km exclusivamente elétricos.

A Land Rover acelera o processo de eletrificação da sua gama de SUV com o lançamento das versões P300e dos populares Discovery Sport e Range Rover Evoque. Os dois modelos que são os mais bem-sucedidos no portefólio do fabricante, construídos sobre a moderna plataforma Premium Transverse Architecure (PTA), passam a estar também disponíveis com tecnologia híbrida de recarregamento externo da bateria.

A nova fórmula PHEV da Land Rover estreia a mecânica mais compacta da família Ingenium, com apenas 3 cilindros, 1,5 litros e 200 cv, associada a um motor elétrico de 80 kW (a debitar 109 cv), instalado no trem posterior e alimentado por uma bateria de iões de lítio com 15 kWh de capacidade. A potência combinada é de expressivos 309 cv e a transmissão é automática de 8 velocidades.

Mais de 60 km exclusivamente elétricos

No Discovery Sport P300e e no Evoque P300e, o motor térmico aciona as rodas dianteiras, estando a unidade elétrica encarregue de movimentar as traseiras, a permitir quatro rodas motrizes. A gestão é eletrónica em função do piso ou do estilo de condução, também variando consoante o programa selecionado: Pure Electric (sem emissões de escape), Hybrid (combina o motor o elétrico e o de combustão, promovendo a eficiência) ou Save (usa apenas o 3 cilindros a gasolina, poupando a carga da bateria).

De acordo com o fabricante, o novo Evoque híbrido pode percorrer até 66 quilómetros em modo 100% elétrico, números já de acordo com protocolo mais realista de homologação WLTP. A Land Rover anuncia ainda consumo médio de 1,4 l/100 km e apenas 32 g/km de emissões de CO2.

Mesmo bastante mais pesado e com aerodinâmica muito menos favorável, o Discovery Sport apresenta nesta versão valores muitíssimo interessantes, fazendo até 62 quilómetros sem acionar o motor térmico e anunciado consumo médio de 1,6 l/100 km e 36 g/km.

A bateria de iões de lítio carrega-se através da regeneração da energia durante as travagens e desacelerações, mas também através de fonte de carregamento externo, podendo recuperar-se de 80% da carga em apenas 30 minutos utilizando carregador rápido (DC) de 32 kW. Numa Wallbox de 7 kW a operação cumpre-se em menos de 1h20. E numa tomada doméstica simples, a recarga completa da bateria demora pouco mais de seis horas.

O Land Rover Discovery Sport 300e está à venda em Portugal por 51.839 €, já o Range Rover Evoque P300e tem preços a partir de 53.313€. Ambos os modelos já estão disponíveis para encomenda, com entregas previstas para o verão.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.