A Ferrari vai proceder a uma gigantesca ação de chamada às oficinas da quase totalidade dos seus modelos vendidos nos Estados Unidos da América desde 2005 devido a uma potencial falha no sistema de travagem.

A informação foi revelada pela National Highway Traffic Safety Administration (NHTSA), a congénere americana do IMT, que aponta um possível defeito numa tampa do reservatório do líquido dos travões que pode originar vácuo no seu interior, uma subsequente fuga de líquido e causar a ausência de resposta dos travões quando aplicada força no pedal do travão.

De acordo com uma nota partilhada pela NHTSA, os concessionários oficiais da marca irão agora proceder à chamada de uma ampla gama de modelos desde 2005 com a missão de substituir a tampa e atualizar o software para que o aviso de baixo líquido dos travões seja emitido quando tal seja detetado. As reparações irão acontecer sem custos para o cliente.

Oferecendo uma imensa lista de modelos, aquela entidade governamental inclui na ação de recall os modelos F430 (2005-2009), 488 Pista (2019-2020), F60 America (2016), 612 Scaglietti (2005-2011), 612 (2010-2011), 812 (2018-2022), F8 Spider (2020-2022), F8 Tributo (2020-2022), Roma (2021-2022), California (2009-2017), California T (2015-2017), F12 Berlinetta (2013-2017), F12 TdF (2017), FF (2012-2016), GTC4 Lusso (2017-2020), GTC4 Lusso T (2018-2020), Portofino (2019-2022) e os LaFerrari (2013-2015) e LaFerrari Aperta (2017).

No total, o número potencial de unidades afetadas é de 23.555 exemplares, sendo precisamente esta a quantidade que a marca italiana terá de começar a reparar a partir de setembro naquele mercado.