A Ford confirmou que usará a plataforma MEB do Grupo Volkswagen como base para a produção de, pelo menos, um veículo de grande volume na Europa em 2023. Ao que tudo indica, versão mais compacta do SUV Mustang Mach-E.

O Ford Mustang Mach-E é o primeiro elétrico do fabricante norte-americano, mas de acordo com a revista Auto Express, um novo modelo estará já na calha, beneficiando do referido acordo de partilha de sinergias celebrado entre as duas empresas este verão. Trata-se de versão mais compacta do recém-apresentado SUV, que deverá partilhar a tecnologia dos Volkswagen ID.3 e ID.4, mas manterá a aposta nas linhas dinâmicas e na imagem vincadamente desportiva do “irmão” maior, com a designação do icónico muscle car.

No artigo publicado no Auto Express referencia ainda a uma alegada reunião entre Ford e Volkswagen realizada no mês passado para discutir possíveis alterações na plataforma MEB, com a marca da oval azul a solicitar que a referida estrutura possa ser utilizada em modelos com o capot mais longo e carroçarias mais desportivas. “É fundamental que a plataforma tenha flexibilidade suficiente para permitir os níveis de diferenciação e de performances que se espera de um Ford”, referiu Ted Cannis, responsável pela divisão de elétricos da marca norte-americana.

A Ford será a primeira construtora externa ao Grupo Volkswagen a aproveitar a base MEB, mas a parceria entre a oval azul e a Volkswagen deverá incluir ainda a produção de comerciais e pick-ups médias direcionadas ao mercado global já em 2022. No mesmo plano, a Ford irá desenvolver, fornecer e produzir veículos comerciais de grandes dimensões para os europeus já em 2022 e a Volkswagen irá desenvolver, fornecer e produzir um comercial urbano para comercialização na Europa.