Gasolina, Diesel ou elétrico: Novo Corsa para todos os gostos

13/09/2019

Grande destaque da Opel em Frankfurt, o Corsa tem já preços e gama definida para o mercado português, assumindo-se como uma das fortes apostas da marca alemã para o arranque do próximo ano. Também em plano de evidência, a atualização técnica do Astra, que ganhou eficiência aerodinâmica e em termos de motores.

Modelo incontornável para o seu sucesso da Opel ao longo dos anos, o Corsa aparece no Salão de Frankfurt como uma das estrelas germânicas, sendo apresentado nas suas variações com motor de combustão e elétrico. Assente numa nova plataforma do Grupo PSA – que lhe permite apresentar uma redução de peso significativa (10%) em comparação com a geração anterior -, o novo Corsa pode receber motorizações convencionais ou elétrica, esta última a surgir no mercado apenas no início de 2020.

Para o Corsa base, estarão disponíveis versões a gasolina 1.2 de 75 CV e 1.2 Turbo de 100 CV e de 130 CV, além de versão turbodiesel 1.5 Turbo D (100 CV). Outra novidade é a caixa automática de oito velocidades, que promove facilidade de utilização e economia acrescida.

A gama ‘tradicional’ terá três níveis de equipamento (Edition, Elegance e GS Line) e quatro motores a gasolina e Diesel. Entre o equipamento disponível para este modelo, destaque para os faróis Matriz LED, uma estreia no segmento dos utilitários, no qual este modelo se inclui.

As primeiras unidades do Corsa chegam em novembro, com um preço a partir de 15.510€.

Corsa-e em contagem decrescente

Com uma autonomia de 330 quilómetros, o Corsa-e assume-se como uma das grandes promessas em termos de mobilidade elétrica, podendo receber ainda carga rápida para repor até 80% da carga da bateria de iões de lítio de 50 kWh em cerca de 30 minutos. O motor debita 100 kW, ou seja, 136 CV de potência.

Para assinalar o lançamento do Corsa-e, a marca de Rüsselheim alinhou uma versão especial denominada First Edition, dotado de equipamento como painel de instrumentos digital, bancos forrados a couro e tecido, faróis de LED, pintura de dois tons da carroçaria e jantes específicas de 17 polegadas. O conversor trifásico de bordo permite recarregar a bateria a 11 kW.

Já disponível para encomenda, com preço a partir de 29.990€, o Corsa-e apenas chegará aos clientes no início de 2020.

Astra mais eficiente

O compacto Astra também recebeu uma atualização de meio de ciclo (tanto para o cinco portas, como para a carrinha), ganhando sobretudo em eficiência: reduz as emissões de CO2 em 21% face ao modelo anterior. Ganha motores de três cilindros, a gasolina e Diesel, concebidos em alumínio e com eficácia redobrada em termos de emissões e de consumos.

Entre as opções a gasolina, contam-se o 1.2 Turbo de 130 CV e o 1.4 Turbo de 145 CV e o turbodiesel de 1.5 litros com 122 CV. Há novas caixas automáticas de nove velocidades e de variação contínua com enfoque na eficiência.

A aerodinâmica foi trabalhada também com esse pensamento, obtendo um coeficiente de 0.26 Cd. Ao nível do chassis, o Astra conta com novos amortecedores, nova afinação de direção assistida e eixo traseiro com paralelogramo de Watt, que apesar de ser uma solução mais simples, oferece qualidade de condução. No interior, há novo painel de instrumentos digital e novo sistema de infoentretenimento.

As primeiras unidades chegam em novembro, com preços a partir dos 24.690€ (5P) e 25.640€ (Sports Tourer).

Ralis sem ruído

Também em foco, numa derivação do Corsa-e, a Opel apresentou o seu primeiro carro de ralis elétrico, sendo desenvolvido pela marca alemã e pela ADAC, o Clube Automóvel Alemão. O objetivo é colocar esta competição nas estradas já em 2020, numa prova competição denominada Opel e-Rally Cup.

Em Frankfurt

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