M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador
A Hispano-Suiza desapareceu há muitos anos, mas até aos anos 30 era a principal rival da marca Bugatti na Europa, combinando luxo com performances desportivas. Nos últimos anos, existiram algumas tentativas de ressuscitar a antiga marca espanhola, mas apesar dos projetos serem impressionantes, nenhum deles foi produzido em números suficiente para se traduzir num verdadeiro regresso do clássico construtor de Barcelona.
M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador

Agora, a Hispano-Suiza vai regressar novamente, desta vez marcando a diferença ao lançar um supercarro elétrico. O Hispano-Suiza Carmen vai ser revelado ao mundo no próximo Salão de Genebra, prometendo uma mistura de um visual clássico, inspirado nos anos 30, com performances de alto nível. Embora os atuais responsáveis pela marca, todos descendentes do seu fundador, não tenham revelado grandes detalhes sobre o carro, pelo menos 1000 cv deve ser necessário para que o Carmen seja capaz de rivalizar não só com a Bugatti, mas também com a Koenigsegg e novos projetos para supercarros elétricos, incluindo a croata Rimac e a chinesa NIO.

O nome Carmen foi escolhido para homenagear a neta do fundador, Carmen Mateu, que manteve o nome Hispano-Suiza vivo através da criação do Club Hispano-Suiza, que tem organizado exposições e conferências e publicado livros e artigos históricos sobre a marca espanhola. Carros da marca espanhola também aparecem regularmente em ralis e encontros dedicados a automóveis históricos. A marca já tinha mostrado um protótipo para um carro elétrico em 1900, mas nunca o produziu. Agora, a Hispano-Suiza está de volta com este regresso às origens, pronta para enfrentar o novo milénio.