O Honda NSX (vendido também como Acura nos EUA) prepara-se para sair de cena, tendo a marca japonesa revelado a expressão máxima final do seu emblemático desportivo: o NSX Type S, que se afirma como uma versão mais extremada deste modelo com o sistema híbrido já conhecido, mas com potência ‘esticada’ para os 608 CV.

Regressado em 2016 como um superdesportivo híbrido que procurava manter as credenciais do NSX original, a segunda geração do NSX chegar ao fim com uma versão limitada e mais potente que recupera a sigla Type S, já usada pela marca anteriormente noutros dos seus modelos. Apenas 350 unidades deste NSX Type S serão produzidas, com 300 delas para o mercado americano e 20 para o japonês. As restantes 30 serão para o europeu.

O desenho foi retocado para oferecer uma aparência mais agressiva, mas também para permitir uma maior eficiência aerodinâmica quando se trata de conduzir de forma mais aguerrida. Na dianteira, notam-se, por exemplo, as tomadas de ar de maiores dimensões no para-choques e um splitter diferente, enquanto na traseira o destaque vai para o grande difusor traseiro produzido em fibra de carbono, a que se junta o spoiler superior, discreto mas eficiente.

As jantes forjadas (associadas a pneus Pirelli P Zero de 19 e de 20 polegadas) são mais leves e podem ser pintadas em duas cores: cinzento ‘Matte Skark Grey’ e preto ‘Gloss Berlina Black’. De resto, a fibra de carbono é um elemento assíduo da carroçaria, numa tentativa de baixar o peso e incrementar a rigidez estrutural. A cor de lançamento cinzento mate ‘Gotham Gray’ está limitada a 70 das 350 unidades desta versão.

Quanto ao sistema híbrido, o NSX Type S conta com o mesmo sistema Sport Hybrid Super Handling-AWD composto por um motor V6 de 3.5 litros associado a três motores elétricos para uma potência combinada de 608 CV e um binário máximo de 667 Nm, num incremento de 27 CV e de 22 Nm, respetivamente, sobre a versão anterior.

Entre as melhorias aplicadas, o motor de combustão (527 CV) recebe turbos derivados do NSX GT3 Evo que compete nas corridas de resistência, mas também novos injetores. Já o sistema elétrico conta com uma bateria nova com mais 20% de capacidade uma potência combinada dos três motores melhorada em 10%. O sistema híbrido conta com tecnologia de vetorização de binário para maior precisão em curva.

A caixa de velocidades automática de nove relações foi igualmente melhorada com um tempo de resposta até 50% mais reduzido para melhores reações e redução das perdas de velocidade nas acelerações. Parâmetros como o chassis, direção e motor podem ser ajustados perante quatro modos de utilização selecionáveis pelo condutor – ‘Quiet’, ‘Sport’, ‘Sport+’ e ‘Track’. Este último é mais extremo e aquele que permite a maior expressão desportiva.

As opções de personalização serão igualmente bastante variadas (incluindo pacote de redução de peso para tornar o NSX Type S mais focado em pista) para os clientes que deverão desembolsar uma soma em redor dos 200 mil euros para poderem deitar a mão a este NSX Type S para a despedida.

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