Honda Augmented Driving Concept é um estiloso descapotável, autónomo, mas que se pode conduzir… apenas com o volante!

Na edição deste ano do International Consumer Electronics (CES), a partir de 7 de janeiro, em Las Vegas, a Honda vai revelar o Augmented Driving Concept, um novo protótipo que integra as mais modernas tecnologias de condução autónoma, mas pensado para corresponder às exigências de um tipo de automobilistas que não pretende abdicar do prazer de condução. Entre as caraterísticas inovadoras deste autónomo, que também é pensado para se conduzir, o volante reinventado pela Honda.

Para o fabricante japonês, mesmo nos automóveis do futuro, totalmente conectados e autopilotados, o volante ainda será ainda o componente mais importante de qualquer veículo, podendo mesmo agrupar novas funcionalidades, para além de guiar as rodas.

No Augmented Driving Concept, o volante também substitui os convencionais pedais de acelerador e travão, servindo para arrancar o veículo (com dois toques no aro), controlar a aceleração do automóvel (movendo-se para diante) ou reduzindo a velocidade (puxando-se em direção ao peito condutor). O protótipo dispõe de oito programas distintos de condução que variam entre condução semiautónoma e condução completamente autónoma. Na base do sistema está também um sistema de monitorização do habitáculo, com recurso a Inteligência Artificial (IA), que permite analisar e interpretar comportamentos e intenções de quem segue ao volante, para permitir uma transição suave e acertada entre os diferentes modos.

Na feira da eletrónica norte-americana, a Honda irá apresentar outras soluções tecnológicas inovadoras, com destaque para um sistema de alerta de peões em cruzamentos sem visibilidade, um exosqueleto que auxilia os trabalhadores na linha de montagem, entre outras novidades.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.