O Grupo Hyundai está a ultimar o desenvolvimento de um inovador sistema de controlo ativo de ruído. O RANC (acrónimo de Road Active Noise Control) é uma evolução da tecnologia ANC que já equipa automóveis da marca, com o objetivo de reduzir o ruído no habitáculo, através de sensores que identificam os barulhos provenientes do motor e da estrada, ‘combatendo-os’ pela emissão de ondas sonoras invertidas.

O novo dispositivo serve como complemento ao isolamento acústico convencional, uma vez que permite analisar em tempo real vários tipos de ruído, incluindo aqueles que são emitidos pelo meio ambiente.

“O RANC é uma tecnologia notável que leva a tecnologia NVH (Ruído, Vibração e Aspereza) existente ao próximo nível. Continuamos a assumir a posição de liderança na redução de ruídos e oferecendo o mais alto nível de conforto acústico aos nossos clientes”, afirmou Gangdeok Lee, investigador do NVH Research Lab. da Hyundai.

De acordo com o consórcio sul-coreano, o recém-apresentado RANC pode reduzir o ruído no habitáculo em 3 db, avanço que permitirá aos engenheiros maior margem para trabalhar na redução do peso dos seus automóveis, necessitando de menos peças para obter um nível ótimo de isolamento acústico, incluindo os reforços estruturais de componentes nas ligações ao solo.