Com uma pitada de ADN português (terá componentes produzidos em Estarreja), o INEOS Grenadier revela as suas linhas numa visão de versatilidade prática que pretende redefinir o conceito de todo-o-terreno 4×4. O modelo da companhia de Jim Ratcliffe, que se estreia nestas andanças, aproxima-se do arranque da produção, entrando agora numa fase decisiva de desenvolvimento.

Chegou a ser apontado como um sucedâneo do Land Rover Defender de anterior geração, mas se o Grenadier se afastou entretanto dessa premissa, recupera muita da sua ideologia de veículo polivalente e capaz de ir a qualquer lado. Essa foi, de resto, o grande objetivo da criação do jipe da INEOS, um modelo que consegue cumprir as novas normas de segurança e ambiente, mas também dar aos condutores uma sensação de liberdade na condução.

Construído de raiz com base numa plataforma totalmente nova, o INEOS Grenadier foi concebido com objetivos bem precisos, nomeadamente, ir ao encontro das exigências dos futuros proprietários, centradas num polivalente veículo de trabalho robusto, competente e confortável, capaz de chegar a qualquer lugar.

“O guião foi simples. Partimos para a conceção de um veículo 4×4 moderno, funcional e altamente competente, com total sentido prático no seu âmago”, afirmou Toby Ecuyer, responsável pelo Departamento de Design, acrescentando que as “modernas técnicas de engenharia e de produção garantem que o Grenadier é altamente competente, mas conseguimos mantermo-nos fiéis à essência de criar um veículo utilitário que resistirá à prova da passagem do tempo”.

Forma e função aliadas

O Grenadier nasceu da ideia lançada pelo CEO da INEOS, Jim Ratcliffe, durante um noitada num bar, o ‘The Grenadier’, de onde vem o nome, aliás, pouco depois de a Land Rover anunciar o final da produção do anterior Defender. Na sua conceção, a função ditou a forma, num entrosamento que revela a aparência de um jipe 4×4 bem vincada, com a marca a indicar que “o equilíbrio das proporções foi alcançado porque não existem limitações impostas por uma plataforma antiquada: partimos de uma folha em branco e não existem quaisquer compromissos, seja em que área for”.

A INEOS Automotive promete que este modelo será não só confortável, “indo ao encontro das expectativas do consumidor do século XXI quanto a níveis de equipamento e sistemas de segurança”, mas também altamente personalizável, disponibilizando um amplo leque de acessórios. Além disso, deixa ainda ‘porta aberta’ a que fabricantes terceiros desenvolvam uma gama de acessórios compatíveis.

O Grenadier conta com sistemas de cintas funcionais – faixas de proteção nas portas, ou uma opcional ‘cinta utilitária’ nas portas e na secção traseira, para fixar cargas ou acessórios, como um jerricã. A porta traseira tem abertura bipartida, enquanto a escada traseira pode ser montada para facilitar o acesso ao tejadilho, cujo design está alinhado com as linhas de fecho da porta traseira. Em termos de carga, o Grenadier tem espaço para acomodar uma Euro Palete.

É incluída de série uma cablagem exterior com tomadas na frente e na traseira do tejadilho, o que permite fácil acesso para ligação de luzes auxiliares, luzes de trabalho ou sinalizadores rotativos.

Por outro lado, muitos dos detalhes do Grenadier sugerem facilidade de manutenção, como é o caso dos faróis dianteiros, que são unidades idênticas de ambos os lados do veículo, facilitando a disponibilidade de peças de substituição. Do mesmo modo, as luzes traseiras formam uma unidade comum. Os faróis auxiliares centrais (incluídos de série) estão integrados nas linhas do veículo.

Barras e calhas de tejadilho permitem o carregamento e a fixação diretos de cargas, sem necessidade de uma grade de tejadilho (embora, claro está, uma grade de tejadilho possa ser facilmente adicionada). Há ainda uma caixa de arrumação na secção traseira acessível a partir do exterior, para apetrechos sujos ou com odor desagradável.

Para Dirk Heilmann, Presidente da INEOS Automotive, este é um momento marcante para a empresa, ainda debutante na indústria automóvel, mas a dar passos decididos em frente: “Estamos encantados por podermos partilhar o design do Grenadier tão precocemente no processo. A maioria dos construtores reteria essa informação, mas somos uma empresa nova, a construir uma marca nova, e queremos que as pessoas se juntem a nós nesta empolgante viagem”, começou por dizer.

Dirk Heilmann, CEO da INEOS Automotive, desvenda quais são os passos a seguir no desenvolvimento do Grenadier.

“Apresentar agora o design do veículo permite focarmo-nos na próxima fase crítica do seu desenvolvimento, que é testar as suas aptidões e durabilidade. Temos pela frente um programa desafiante, ao colocarmos à prova os protótipos em todas e quaisquer condições, para acumularmos cerca de 1,8 milhões de quilómetros de ensaios ao longo do próximo ano. A partir de hoje, tudo está à vista. Ensaiar ‘à vista de todos’, sem necessidade de camuflagem, blocos de espuma ou painéis falsos, é uma vantagem adicional”, completou.

Mescla de experiências

O Grenadier é uma súmula de experiências e de competências diversas, tendo a INEOS Automotive procedido ao estabelecimento de diversas parcerias com empresas de renome, como é o caso da Magna Steyr, empresa austríaca que é parceira de desenvolvimento da próxima série do Grenadier 4×4 (encarregue também da suspensão deste modelo).

As motorizações ficam a cargo de unidades BMW, sendo as caixas automáticas de oito velocidades fornecidas pela ZF, a mesma que também as fornece à marca bávara. A Gestamp fornece os chassis de longarinas e travessas, enquanto a Carraro fornece os eixos.

Dessa mesma conjunção de competência resulta o Grenadier que tem berços espalhados pela Europa. A produção do modelo será iniciada no final de 2021 numa nova fábrica especificamente construída para o efeito em Bridgend, no País de Gales, na qual serão criados 200 postos de trabalho, com potencial para chegar aos 500 a longo prazo.

Em Estarreja, Portugal, existirá, também, uma fábrica de subconjuntos que produzirá componentes do chassis e da carroçaria, com potencial para criar mais 500 postos de trabalho ao longo do tempo.

O modelo terá tração integral permanente, diferenciais bloqueáveis, materiais de elevada resistência e uma carga útil de uma tonelada para uma capacidade de reboque de 3.5 toneladas. O veículo tem por base um chassis de longarinas e travessas e o seu interior será lavável.

Será distribuído em várias regiões em todo o mundo: Europa, África, Américas, Médio Oriente, Sudeste Asiático e Oceânia, mas esperam-se que os principais mercados em termos de quotas do volume global de vendas incluam o Reino Unido, EUA, Austrália, África do Sul e Alemanha.

Quando a produção arrancar, no final de 2021, terão início as entregas, primeiro no Reino Unido e na Europa, nos meses seguintes nos restantes mercados globais, estando a rede de distribuição do Grenadier em fase de desenvolvimento.

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