A Jaguar revelou a atualização do seu desportivo F-Type, que recebeu uma profunda atualização estética, mas também novos elementos tecnológicos a que se junta um interior mais refinado.
A marca britânica refere que o seu novo F-Type “apresenta o design mais belo de sempre”, evoluindo firmemente em relação ao modelo que se encontra no mercado. Em destaque, a dianteira com faróis LED Pixel ultrafinos (de série) e luzes diurnas exclusivas ‘Calligraphy’ em ‘J’, também atualizadas. Os piscas de novo formato integram-se na superfície de “metal líquido” do novo capot em forma de concha, aumentando a sensação de largura, enquanto o novo para-choques dianteiro e a grelha ampliada proporcionam maior impacto visual e presença em estrada ainda mais imponente. Na traseira, os novos farolins traseiros conjugam iluminação em LED com a assinatura “Chicane”, inspirada no SUV elétrico I-Pace.
O interior apresenta materiais requintados, como o couro Windsor, em combinação com o acabamento acetinado Noble Chrome. Nos detalhes requintados incluem-se monogramas costurados nos bancos e nos painéis das portas, o ‘Leaper’ (o símbolo felino em salto) da Jaguar nos apoios de cabeça e marcas subtis ‘Jaguar Est.1935’ no acabamento da consola central, na moldura do botão de abertura do porta-luvas e nos guias dos cintos de segurança.
O condutor terá direito a um painel de instrumentos personalizável TFT de 12.3 polegadas de alta definição, com diversos ecrãs, incluindo o modo de mapas em ecrã completo. Por defeito, porém, modo que tem em destaque o conta-rotações em posição central.
Motores: Dos 300 aos 575 CV
A gama de motores varia dos 300 CV do modelo de entrada até aos 575 CV do mais potente F-Type R. Para o mercado europeu, a Jaguar propõe uma gama abrangente: a de acesso com motor 2.0 litros de quatro cilindros com 300 CV, seguindo-se unidade V8 Supercharged de 450 CV e a de topo, igualmente V8 Supercharged com 575 CV de potência e 700 Nm de binário. Este último teve a sua potência aumentada (de 550 CV e 680 Nm, respetivamente), surgindo associado a sistema de tração integral. Acelera dos zero aos 100 km/h em apenas 3,7 segundos, enquanto a velocidade máxima está eletronicamente limitada a 300 km/h.
Estes motores encontram-se disponíveis com sistemas de escape ativos que podem ser incorporados como opção ou de série e estão todos acoplados a caixas sequenciais de oito velocidades Quickshift com controlo manual utilizando o seletor SportShift ou as patilhas no volante.
O novo motor V8 Supercharged de 450 CV oferece 580 Nm de binário máximo, estando disponível com opção de tração integral e, para os mais puristas, outra de tração traseira. Ambas aceleram de zero aos 100 km/h em 4,6 segundos e atingem uma velocidade máxima de 285 km/h.
Os clientes que selecionem o motor V8 Supercharged de 450 CV ou 575 CV irão beneficiar da nova função Quiet Start, que assegura uma sonoridade mais subtil e requintada, dado que as válvulas de derivação do silenciador traseiro de acionamento elétrico se mantêm fechadas até se abrirem automaticamente sob carga. Se desejar, pode cancelar a função Quiet Start selecionando o modo dinâmico ou premindo o botão de alteração de escape antes de ligar o motor. Não obstante, a Jaguar manterá a sonoridade característica metálica do escape do F-Type, graças “a frequências meticulosamente calibradas para se adaptar à gama de potentes motores de quatro e oito cilindros”. Como não poderia deixar de ser, os blocos equipam ainda filtros de partículas de circuito fechado para redução das emissões.
A potência aumentada do F-Type R é associada ao chassis amplamente melhorado com novas jantes mais largas de 20 polegadas e 10 raios em Gloss Black com acabamento Diamond Turned, bem como pelos novos amortecedores adaptativos, molas e barras estabilizadoras, além de apoios da suspensão traseira, mangas de eixo e rótulas mais rígidas, que proporcionam agilidade adicional e maior capacidade de resposta.
Tecnologia valorizada
Mantendo o seu compromisso com o cliente em termos de oferta de tecnologia de nova geração, a Jaguar introduz sistema de informação e entretenimento Touch Pro com Apple CarPlay e Android Auto de série, bem como um novo sistema de atualizações de software sem fios para que o cliente possa realizar as atualizações futuras de software sem ter de visitar um concessionário.
a carregar vídeo
A gama F-Type é produzida nas instalações da Jaguar em Castle Bromwich, no Reino Unido, tendo já preços definidos para o nosso país: a versão Coupé 2.0 de 300 CV RWD Standard tem um custo base de 81.716€, com a correspondente versão descapotável a ter um preço de 89.188€.