O primeiro veículo elétrico da Jaguar, o I-Pace, renova-se ao nível tecnológico, recebendo um novo sistema de infoentretenimento mais avançado e a possibilidade de carregar de forma mais rápida, aliviando assim a possibilidade de constrangimentos de autonomia.

O novo I-Pace incorpora tecnologias adicionais para que a passagem para um modelo elétrico seja agora mais simples e apelativa, sendo o primeiro Jaguar a integrar o novo sistema de informação e entretenimento Pivi Pro, que replica muitas das funcionalidades dos smartphones, nomeadamente, em termos de rapidez e de proatividade. Uma das suas particularidades é a navegação melhorada para veículos elétricos que apresenta as estações de carregamento mais próximas disponíveis ou em utilização, bem como o custo e o tempo necessários para o carregamento.

Em complemento, o novo I-Pace incorpora de série um carregador de bordo com 11 kW para que os condutores possam aceder às tomadas trifásicas e conseguir um carregamento muito mais rápido. Desta forma, é possível recuperar e recarregar 53 quilómetros de autonomia (WLTP) por hora quando se encontra ligado a um carregador de parede ou wallbox de 11 kW, completando o carregamento desde zero em pouco menos de nove horas, pelo que é ideal para recarregar o veículo em casa durante a noite.

Os clientes de mercados monofásicos com carregadores de parede de 7 kW poderão também beneficiar desta capacidade de carregamento, recuperando até 35 quilómetros por hora, pelo que o carregamento completo obtém-se em pouco menos de 13 horas. Se for necessário realizar um carregamento durante a viagem, o carregador de 50 kW disponibiliza até 63 quilómetros em 15 minutos, enquanto o carregador de 100 kW disponibiliza até 127 quilómetros no mesmo tempo.

Recorde-se que o I-Pace dispõe de dois motores elétricos concebidos pela Jaguar, incorporados em cada eixo motriz, com uma potência combinada de 400 CV e binário de 696 Nm. Estes valores são somados à eficiência proporcionada pela tração às quatro rodas, à sua construção em alumínio e ao baixo centro de gravidade para conseguir um baixo centro de gravidade e um bom comportamento do chassis.

Para alimentar essa dupla de motores, recorre a uma bateria de 90 kW que permite uma autonomia de até 470 km (WLTP), dispondo de uma garantia de 8 anos ou 160.000 km.

O sistema Pivi Pro foi inspirado nos smartphones, procurando maior facilidade de utilização. Graças a um novo processador, mais potente, consegue obter uma maior rapidez no arranque. O arranque da navegação utiliza uma nova bateria suplementar integrada e realiza-se em segundos.

O painel de instrumentos virtual de alta definição com 12.3 polegadas, os ecrãs táteis superior e inferior de 10 e de 5 polegadas, respetivamente, e os controlos táteis, multifunções e móveis, são conjugados com gráficos modernos em alta definição.

Ainda a bordo, nota para o sistema de ionização do ar do habitáculo, com um filtro PM2.5 que retém as partículas ultrafinas e os alérgenos que se propagam pelo ar. Em complemento, o I-Pace pode filtrar o ar do habitáculo antes de iniciar uma viagem.

O design exterior foi melhorado com o novo acabamento Atlas Grey nos extremos da grelha, uma paleta de cores renovada, uma nova e variada gama de jantes e a nova e exclusiva opção Bright Pack, disponível em todos os modelos da gama I-Pace.

“Quando desenvolvemos o I-Pace, queríamos disponibilizar o veículo elétrico mais atraente do mundo, para demonstrar como um Jaguar se desenvolve no ambiente elétrico. Creio que superámos os nossos próprios e exigentes objetivos ao incluir um novo sistema de informação e entretenimento, um processo de carregamento trifásico e um conjunto de tecnologias direcionadas para melhorar a experiência dos condutores e passageiros”, afirmou Alan Volkaerts, Diretor da Gama do Jaguar I-Pace.

Infoentretenimento avançado

O I-Pace já se encontra disponível com uma base de carregamento opcional para dispositivos sem fios, localizada atrás da consola central “flutuante”. O carregamento sem fios inclui também um amplificador de sinal para assegurar a máxima cobertura do telefone durante mais tempo. Em complemento, conta com as tecnologias Smartphone Pack com Apple CarPlay e Bluetooth de série para ligar em simultâneo dois telefones e garantir a conectividade. Em complemento, o Smartphone Pack inclui também Android Auto.

Além disso, o I-Pace incorpora um SIM duplo integrado (eSIM) e um plano de dados 4G gratuito para desfrutar de música em streaming ilimitado através do Spotify, Deezer ou Tunin e atualizar os mapas, a meteorologia, o calendário ou o estado do trânsito em simultâneo.

O novo sistema de informação e entretenimento Pivi Pro ajuda a chegar ao destino desejado mais rapidamente, já que o sistema de navegação utiliza algoritmos de aprendizagem ativa para otimizar os percursos. Os mapas e outras funcionalidades estão sempre atualizados graças à funcionalidade de atualização de ‘software over the air’ (SOTA).

Os preços do renovado I-Pace começam nos 81.788€ no nível de equipamento S, com a versão de topo e mais equipada, a HSE, a ter um preço base de 96.222€.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.