Jaguar Land Rover desenvolve portas de abertura automática

20/12/2018

Procurando facilitar a vida dos utilizadores dos seus automóveis, a Jaguar Land Rover desenvolveu uma tecnologia capaz de abertura automática das portas para quando o condutor se aproxima do veículo ou através de um sistema de controlo por gestos.

O protótipo da porta “Mobility”, atualmente em desenvolvimento num Range Rover Sport, utiliza sensores e a atual tecnologia de acesso sem chave para detetar o condutor assim que este se aproxima do veículo, abrindo automaticamente a porta para este entrar.

Esta tecnologia pode ajudar muitas pessoas com deficiências ou com mobilidade reduzida, principalmente aquelas para as quais o veículo é o seu principal meio de transporte, ou também todos aqueles que se abeiram do veículo com as mãos ocupadas, seja por compras, seja por uma cadeirinha de bebé.

Já no interior, os passageiros poderiam fechar a porta “Mobility” através de um botão localizado na zona superior, sem necessidade de se aproximar da porta. O software desenvolvido está integrado no sistema de infoentretenimento do veículo e indica o estado de cada porta. Assim, permitirá o seu manuseamento por parte do condutor e dos passageiros a partir do interior do veículo.

Para impedir que a porta bata noutro veículo ou nalgum obstáculo ao seu lado, os sensores de radar situados na porta do condutor atuam e fazem com que o mesmo não aconteça. Será possível programar a porta para que esta feche e bloqueie automaticamente o veículo assim que o condutor saia e se afaste.

A Jaguar Land Rover está a trabalhar igualmente com o medalha de ouro dos Jogos Invictus para desenvolver o sistema – o ex comando da Marinha Real, Mark Ormrod, que foi o primeiro triplo amputado do Reino Unido no conflito do Afeganistão, para quem este sistema “será extremamente vantajosa”.

“Além disso, terá a capacidade de mudar a vida de muitas pessoas que, como eu, têm dificuldade em entrar ou sair dos veículos. Abrir ou fechar a porta pode parecer um gesto insignificante para muita gente, mas em muitos casos são as pequenas coisas, os pequenos obstáculos do dia-a-dia que podem provocar as maiores frustrações para todas as pessoas que têm de lidar com algum tipo de incapacidade”, adicionou ainda.

Os engenheiros do departamento de projetos da Jaguar Land Rover vão trabalhar no desenvolvimento desta tecnologia durante seis meses, antes de começar os testes num Range Rover Sport.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.