Primeiro a Toyota, com o e-Palette, depois Hyundai e Kia, em parceria com a ‘start-up’ americana Canoo, e, agora, Jaguar e Land Rover, interessadas no desenvolvimento de uma nova gama de veículos 100% elétricos, conectados e do tipo furgão multiusos, como era o velhinho ‘pão de forma’ da década de 50…

O curioso protótipo é o rosto visível do Project Vector do consórcio indiano, que visa combinar o futuro da mobilidade autónoma e sem emissões e a prestação de serviços de transporte partilhado, para um sem número de aplicações possíveis, como veículo particular ou de empresas, para o transporte de pessoas ou carga, minibus ou até como autocaravana.

Desenhado para ser produzido em grande escala e muito flexível, com uma ampla superfície envidraçada e duas enormes portas laterais que deslizam para facilitar o acesso ao espaçoso habitáculo. O concept está construído sobre uma plataforma do tipo patim, solução que permite ‘arrumar’ no piso do veículo todos os componentes do sistema de propulsão, de forma a maximizar a oferta de espaço no interior. A modularidade será aposta de futuro para Jaguar e Land Rover, marcas especialmente empenhadas “na inovação necessária para tornar as nossas sociedades mais seguras, mais saudáveis e com um ambiente mais limpo”.

A marca não revelou detalhes técnicos sobre o protótipo, que fará parte de um estudo conduzido pela Câmara Municipal de Coventry, na Inglaterra. A partir de 2021, a cidade britânica servirá de ‘laboratório’ para futuros avanços na tecnologia.

“Através deste projeto colaboramos com as mentes mais brilhantes da academia, da cadeia de fornecedores e dos serviços digitais para criar sistemas de mobilidade integrados e online – os pilares fundamentais para erguer o projeto Destination Zero. O Project Vector é um passo corajoso e inovador, necessário para levar a cabo a nossa missão.”, explicou Ralf Speth, CEO da Jaguar Land Rover.

 

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