Na celebração do 50º aniversário do Countach, a Lamborghini surpreendeu com a criação de uma nova geração daquele icónico modelo da década de 1970, o Countach LPI 800-4, que tem por base o Sián, e que consiste numa homenagem ao seu modelo do passado com uma ponte para o futuro – a eletrificação. Apenas 112 unidades serão produzidas desta versão moderna do Countach.

A marca italiana procurou um desenho que fizesse recordar, de imediato, as linhas do Countach original, recordado ainda hoje pelo seu design futurista para a sua época.

“O primeiro Countach tem estado presente no nosso Centro Stile como modelo há alguns anos. Sempre que o vejo arrepio-me e serve como lembrete perfeito para mim e para toda a equipa de design de cada futuro Lamborghini de uma forma visionária e futurista”, refere Mitja Borkert, diretor do Centro Stile da Lamborghini. “O primeiro Countach moldou o ADN de design da Lamborghini como nenhum outro carro. O novo traduz esse carácter pouco convencional e agressivo para o futuro”.

Entre os elementos distintivos deste modelo estão o emblemático formato em cunha, que se junta aos faróis de aspeto retangular e às cavas das rodas com temática hexagonal. A superfície vidrada inclinada é outra reminiscência do Countach original, enquanto na traseira destacam-se os mesmos indícios de design do modelo da década de 1970, como as tomadas de ar na parte superior da carroçaria, fortalecendo os ‘ombros’ acima da cava traseira das rodas. As entradas de ar ‘NACA’ nas portas permitem identificação fácil.

Na traseira, sem ailerons, destaque para a assinatura luminosa de três pontos, as quatro saídas de escape e o difusor em fibra de carbono. O acesso ao interior, muito mais tecnológico do que o do original, faz-se através de portas com abertura em estilo ‘tesoura’.

Passagem para uma nova era

No caso deste novo Countach LPI 800-4, a Lamborghini recorre à combinação do motor V12 atmosférico com a tecnologia de supercapacitor, numa fórmula que resulta assim na sigla ‘LPI’ – o motor está montado em posição longitudinal posterior (‘LP’), enquanto a tecnologia híbrida (I) concede um reforço nas prestações, que não ficam aquém do que seria de esperar, com um total de 814 CV de potência combinada.

Como aquele valor não ficaria bem na designação oficial, a marca de Sant’Agata Bolognese decidiu arredondar para ‘800’… O motor V12 debita 780 CV enquanto o motor elétrico acrescenta 34 CV, dispondo ainda de tração integral.

 

A aceleração dos zero aos 100 km/h cumpre-se em meros 2,8 segundos, para uma velocidade máxima de 355 km/h. Dispõe de modos de condução diferenciados e de uma caixa de velocidades de sete relações.

Com 4870 mm de comprimento, o Countach LPI 800-4 apresenta um peso bastante contido de apenas 1595 kg em vazio, o que ajuda nas prestações deste modelo desportivo de simbologia ímpar para a Lamborghini.

a carregar vídeo

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.