McLaren Senna GTR: Só um Fórmula 1 consegue ser mais rápido

09/03/2019

Mais extremo do que nunca, o McLaren Senna ‘libertou-se’ das ‘amarras’ dos regulamentos dos modelos de produção para a estrada e recebeu uma versão GTR exclusivamente para as pistas com uma capacidade ainda mais portentosa para enfrentar alguns dos mais importantes circuitos mundiais.

Evolução do McLaren Senna revelado no ano passado, o GTR apresenta técnica e aerodinâmica ao nível dos carros de competição oficiais, tendo a benesse de não ter de respeitar quaisquer regulamentos para a circulação em estrada ou para participação em competições automóveis. Desta forma, garante a McLaren, o Senna GTR é um carro capaz de produzir tempos por volta apenas batidos pelos Fórmula 1.

A motorização fica a cargo de uma versão ainda mais extrema do polivalente V8 bi-turbo de 4.0 litros da marca (nome de código M840TR), com turbocompressores twin-scroll de controlo eletrónico e uma potência de 825 CV e binário de 800 Nm, um aumento de 25 CV face ao Senna de base, conseguido pela recalibração para fins de competição, de que é exemplo a remoção do segundo catalisador (para uma experiência auditiva ainda melhor e maior ligeireza). O sistema de escape do concept, que tinha as suas saídas na lateral antes das rodas traseiras, passou para um local mais convencional neste Senna GTR, embora estejam colocadas logo abaixo da gigantesca asa traseira e logo acima do massivo difusor inferior.

Com um peso em vazio de 1188 kg, o rácio de potência por tonelada é de impressionantes 694CV/tonelada. O piloto contará com três modos de condução – ‘Wet’, ‘Track’ e ‘Race’, com o primeiro, ‘Wet’, a oferecer maior apoio dos sistemas ABS e ESP, sendo pensado para usar com pneus para chuva. A caixa é uma automática Seamless Shift Gearbox (SSG) de sete velocidades com função de partida lançada.

Muito evoluída foi também a vertente da aerodinâmica, capaz de gerar níveis impressionantes de carga – o máximo é de 1000 kg aos 250 km/h, podendo curvar com elevadíssima estabilidade, a mesma que é proposta também na travagem.

Produzido em números limitados – apenas 75 serão construídos –, o Senna GTR terá um preço de 1.1 milhões de libras (mais impostos), não havendo já nenhum disponível. Escassas semanas depois de o concept ter sido revelado em Genebra no ano passado, todas as unidades já tinham encontrado ‘dono’. Cada novo carro oferece inúmeras possibilidades de personalização pela McLaren Special Operations (MSO), desde cores especiais a decorações emblemáticas.

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