Com apresentação mundial prevista para o Salão de Genebra, o novo GLA 45 pretende ser uma versão mais extrema do popular SUV da marca alemã, com um chassis afinado a preceito e mecânica mais potente.
A este respeito, a versão de base terá 387 CV de potência e 480 Nm de binário máximo, tirando partido de uma caixa de velocidades automática de dupla embraiagem AMG-SPEEDSHIFT DCT 8G com modo de atuação dedicado para condução mais dinâmica. Além disso, para colocar a potência no asfalto, beneficia de tração integral 4MATIC+ com sistema de controlo de binário entre os dois eixos, assim maximizando a motricidade em cada momento. Isso é possível graças ao eixo traseiro redesenhado, com duas embraiagens multi-disco que podem dividir o fluxo de potência individual para cada roda.
O modelo de base pode acelerar dos zero aos 100 km/h em 4,4 segundos e acelerar dos zero aos 100 km/h, com a velocidade máxima estabelecida nos 250 km/h.
Versão mais intensa
Mais intenso, o GLA 45 S dispõe de 421 CV de potência e 500 Nm de binário, dispondo dos mesmos conteúdos técnicos que o modelo de base, mas com uma ligeira melhoria na aceleração dos zero aos 100 km/h, que passa a ser de 4,3 segundos. A velocidade máxima está igualmente limitada, mas a 270 km/h.Tecnicamente, outros pontos altos são a suspensão trabalhada para lidar com o aumento de potência face aos 306 CV do AMG 35, permitindo melhor compostura na passagem em curva. A suspensão dianteira é de estilo McPherson e multibraços atrás com reforços estruturais incluídos. O sistema de amortecimento adaptativo AMG Ride Control inclui oferece três modos de atuação, variando entre o mais confortável e o mais desportivo, tendo funcionamento automático.
Também em destaque está o sistema de travagem mais robusto, com maior resistência à fadiga. No modelo de base, o sistema do eixo dianteiro é composto por pinças fixas monobloco de quatro êmbolos com discos de 350 mm de diâmetro, enquanto na traseira recorre a discos de 330 mm ‘mordidos’ por pinças de um pistão. Os discos são ventilados internamente e perfurados. Já o modelo S com o pacote opcional AMG DYNAMIC PLUS dispõe de um sistema ainda mais robusto, com discos de 360 mm de diâmetro na frente, associados a pinças fixas de seis êmbolos. No entanto, caso não opte por essa opção, o conjunto de travões e idêntico ao do 45 base.
O sistema de modos de condução Dynamic Select volta a marcar presença, com modos Slippery, Comfort, Sport, Sport+ e Individual, bem como um mais extremo ‘Race’, que é associado ao opcional AMG DYNAMIC PLUS.
Visual arrojado
Por dentro, sobressai a leva de elementos desportivos especiais, como os bancos desportivos de apoios laterais salientes. Os bancos desportivos AMG podem ser encomendados como equipamento opcional. O revestimento de série dos bancos inclui elementos de destaque típicos da AMG como o duplo pesponto em vermelho. Por outro lado, todo o interior da versão S está equipado com elementos de destaque na cor amarelo, enfatizando o carácter desportivo dos modelos mais potentes. Também incluído no equipamento de série, o 45 S está equipado com o volante AMG Performance em pele com pesponto contrastante em amarelo.
Em todos os modelos, a consola central com um touchpad equipado de série integra uma ampla variedade de controlo com botões adicionais para controlar o ESP de três níveis, o modo da transmissão manual, o opcional sistema de amortecimento adaptativo AMG RIDE CONTROL e o opcional sistema AMG Real Performance Sound.
No centro do tablier, tal como sucede no resto da gama, encontra-se o sistema de informação e de entretenimento MBUX com ecrãs específicos da AMG, quer no painel de instrumentos, quer no sistema central. O condutor poderá escolher entre três estilos de indicação AMG do painel de instrumentos: “Classic”, “Sport” e “Supersport”, este último com um conta-rotações redondo no centro e informação adicional apresentada na forma de barras à esquerda e à direita do conta-rotações.
Mercedes-AMG GLA 45 4MATIC+ |
Mercedes-AMG GLA 45 S 4MATIC+ |
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Motor |
2.0 litros, 4 cilindros em linha, turbocompressor twin-scroll com rolamentos de rolos |
2.0 litros, 4 cilindros em linha, turbocompressor twin-scroll com rolamentos de rolos |
Cilindrada |
1991 cc |
1991 cc |
Potência máxima |
387 CV às 6500 rpm |
421 CV às 6750 rpm |
Binário máximo |
480 Nm às 4750-5000 rpm |
500 Nm às 5000-5250 rpm |
Cadeia cinemática |
Sistema de tração integral totalmente variável AMG Performance 4MATIC+ com AMG TORQUE CONTROL |
Sistema de tração integral totalmente variável AMG Performance 4MATIC+ com AMG TORQUE CONTROL |
Caixa de velocidades |
Caixa de velocidades de dupla embraiagem AMG SPEEDSHIFT DCT 8G |
Caixa de velocidades de dupla embraiagem AMG SPEEDSHIFT DCT 8G |
Classe de eficiência |
F |
E |
Aceleração 0-100 km/h |
4.4 s |
4.3 s |
Velocidade máxima |
250 km/h |
270 km/h |
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