A gama desportiva da Mercedes-AMG continua a crescer, com a marca germânica a revelar hoje a nova geração do GLA 45, que se apresenta como topo de gama daquela gama com recurso a um motor de 2.0 litros turbo com dois níveis de potência: 387 CV para a versão de base e 421 CV para o S.

Com apresentação mundial prevista para o Salão de Genebra, o novo GLA 45 pretende ser uma versão mais extrema do popular SUV da marca alemã, com um chassis afinado a preceito e mecânica mais potente.

A este respeito, a versão de base terá 387 CV de potência e 480 Nm de binário máximo, tirando partido de uma caixa de velocidades automática de dupla embraiagem AMG-SPEEDSHIFT DCT 8G com modo de atuação dedicado para condução mais dinâmica. Além disso, para colocar a potência no asfalto, beneficia de tração integral 4MATIC+ com sistema de controlo de binário entre os dois eixos, assim maximizando a motricidade em cada momento. Isso é possível graças ao eixo traseiro redesenhado, com duas embraiagens multi-disco que podem dividir o fluxo de potência individual para cada roda.

O modelo de base pode acelerar dos zero aos 100 km/h em 4,4 segundos e acelerar dos zero aos 100 km/h, com a velocidade máxima estabelecida nos 250 km/h.

Versão mais intensa

Mais intenso, o GLA 45 S dispõe de 421 CV de potência e 500 Nm de binário, dispondo dos mesmos conteúdos técnicos que o modelo de base, mas com uma ligeira melhoria na aceleração dos zero aos 100 km/h, que passa a ser de 4,3 segundos. A velocidade máxima está igualmente limitada, mas a 270 km/h.

Tecnicamente, outros pontos altos são a suspensão trabalhada para lidar com o aumento de potência face aos 306 CV do AMG 35, permitindo melhor compostura na passagem em curva. A suspensão dianteira é de estilo McPherson e multibraços atrás com reforços estruturais incluídos. O sistema de amortecimento adaptativo AMG Ride Control inclui oferece três modos de atuação, variando entre o mais confortável e o mais desportivo, tendo funcionamento automático.

Também em destaque está o sistema de travagem mais robusto, com maior resistência à fadiga. No modelo de base, o sistema do eixo dianteiro é composto por pinças fixas monobloco de quatro êmbolos com discos de 350 mm de diâmetro, enquanto na traseira recorre a discos de 330 mm ‘mordidos’ por pinças de um pistão. Os discos são ventilados internamente e perfurados. Já o modelo S com o pacote opcional AMG DYNAMIC PLUS dispõe de um sistema ainda mais robusto, com discos de 360 mm de diâmetro na frente, associados a pinças fixas de seis êmbolos. No entanto, caso não opte por essa opção, o conjunto de travões e idêntico ao do 45 base.

O sistema de modos de condução Dynamic Select volta a marcar presença, com modos Slippery, Comfort, Sport, Sport+ e Individual, bem como um mais extremo ‘Race’, que é associado ao opcional AMG DYNAMIC PLUS.

Visual arrojado

Quanto ao visual, o novo GLA 45 oferece maior arrojo, sem se diferenciar em demasia do GLA 35, com para-choques específicos, o mesmo se aplicando à grelha dianteira ‘Panamericana’, com lâminas verticais, enquanto na traseira destacam-se o difusor e o spoiler superior. De perfil, as jantes de liga leve de 19 polegadas, 10 raios e aerodinamicamente otimizadas (jantes de 20 polegadas e 5 raios duplos na versão S) e os painéis das portas com aplicações cromadas ou preto brilhante (opcional) marcam uma imagem muito agressiva. Como opção, este SUV desportivo compacto também pode ser equipado com jantes de liga leve de 21 polegadas.

Por dentro, sobressai a leva de elementos desportivos especiais, como os bancos desportivos de apoios laterais salientes. Os bancos desportivos AMG podem ser encomendados como equipamento opcional. O revestimento de série dos bancos inclui elementos de destaque típicos da AMG como o duplo pesponto em vermelho. Por outro lado, todo o interior da versão S está equipado com elementos de destaque na cor amarelo, enfatizando o carácter desportivo dos modelos mais potentes. Também incluído no equipamento de série, o 45 S está equipado com o volante AMG Performance em pele com pesponto contrastante em amarelo.

Em todos os modelos, a consola central com um touchpad equipado de série integra uma ampla variedade de controlo com botões adicionais para controlar o ESP de três níveis, o modo da transmissão manual, o opcional sistema de amortecimento adaptativo AMG RIDE CONTROL e o opcional sistema AMG Real Performance Sound.

No centro do tablier, tal como sucede no resto da gama, encontra-se o sistema de informação e de entretenimento MBUX com ecrãs específicos da AMG, quer no painel de instrumentos, quer no sistema central. O condutor poderá escolher entre três estilos de indicação AMG do painel de instrumentos: “Classic”, “Sport” e “Supersport”, este último com um conta-rotações redondo no centro e informação adicional apresentada na forma de barras à esquerda e à direita do conta-rotações.

Mercedes-AMG GLA 45 4MATIC+

Mercedes-AMG GLA 45 S 4MATIC+

Motor

2.0 litros, 4 cilindros em linha, turbocompressor twin-scroll com rolamentos de rolos

2.0 litros, 4 cilindros em linha, turbocompressor twin-scroll com rolamentos de rolos

Cilindrada

1991 cc

1991 cc

Potência máxima

387 CV às 6500 rpm

421 CV às 6750 rpm

Binário máximo

480 Nm às 4750-5000 rpm

500 Nm às 5000-5250 rpm

Cadeia cinemática

Sistema de tração integral totalmente variável AMG Performance 4MATIC+ com AMG TORQUE CONTROL

Sistema de tração integral totalmente variável AMG Performance 4MATIC+ com AMG TORQUE CONTROL

Caixa de velocidades

Caixa de velocidades de dupla embraiagem AMG SPEEDSHIFT DCT 8G

Caixa de velocidades de dupla embraiagem AMG SPEEDSHIFT DCT 8G

Classe de eficiência

F

E

Aceleração 0-100 km/h

4.4 s

4.3 s

Velocidade máxima

250 km/h

270 km/h

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