Para clientes muito específicos, o novo Mercedes-Benz Classe S GUARD assume-se como o derradeiro modelo de luxo com proteção individual de altíssimo nível, sendo capaz de suportar ataques com armas de fogo de altos calibres, mas também de resistir a explosivos. Na vertente motriz, conta com motor V12 de 612 CV de potência e, em estreia num modelo deste género, com tração integral 4MATIC.

Pensado para situações muito específicas, atendendo a necessidades de segurança muito especiais, este Classe S 680 GUARD 4MATIC conta com uma construção altamente cuidada com recurso a materiais de última geração e a métodos igualmente inovadores para manter a sua resistência em casos de ataque de metralhadoras ou de explosivos. Os testes levados a cabo pela autoridade de testes balísticos alemã (Beschussant Ulm) foram feitos pela primeira vez com a utilização de bonecos de teste fiéis à fisionomia do ser humano (‘biofidelic dummies‘), com construção a imitar osso e tecidos humanos.

Com experiência na construção de automóveis especiais de proteção desde 1928, a Mercedes-Benz concebeu um Classe S bastante especial com níveis altíssimos de proteção integrada, graças a uma estrutura produzida com elementos protetores logo de série, em vez do método anteriormente utilizado de reforço da estrutura ‘a posteriori’ no esqueleto de série com os devidos materiais de proteção. Em última instância, a carroçaria exterior em alumínio não revela nada sobre a sua natureza de proteção. Além da proteção exterior, em caso de ataque é fundamental que o condutor possa fugir, assim efetuando-se uma adaptação profunda da suspensão, motor e transmissão para assegurar o dinamismo idêntico ao do Classe S de série, mas também a sua proteção.

Os vidros, por exemplo, são concebidos de uma ‘sanduíche’ de múltiplas camadas de vidro, respondendo aos requisitos de segurança VR10. A face interior dos vidros está revestida com policarbonato para proteção de estilhaços. Apesar de tudo, a sua natureza é insuspeita ao olhar comum. A marca garante que apesar das modificações na carroçaria e na vertente mecânica, o espaço interior é idêntico ao de um Classe S longo – estando disponível em versões de quatro e de cinco lugares. As diversas opções de personalização da Mercedes-Benz estão igualmente disponíveis, mas opções que contrariem o propósito de segurança são proibidos, como o tejadilho panorâmico.

Para diferentes serviços de segurança, pode ainda contar com sirenes e iluminação de emergência.

Certificado de resistência

O novo S 680 GUARD 4MATIC foi certificado de acordo com as diretrizes da Associação de centros de testes para materiais e estruturas resistentes a ataques), tendo a berlina de luxo sido sujeita aos ‘ataques’ de teste da Beschussamt Ulm, o único centro de testes e de certificação para segurança a armas, munições e tecnologias no estado de Baden-Württenberg.

Resistiu às balas de uma metralhadora com munições de perfuração e a ataques com explosivos, sendo mesmo o primeiro automóvel a superar os atuais testes impostos para a mais alta classificação de resistência a ataques com armas e explosivos – alcançou três estrelas em três possíveis nos três testes de explosivos (fundo, tejadilho e laterais), não acusando qualquer dano para os bonecos de teste no habitáculo.

Refinamento técnico

Como o reforço da carroçaria representou um aumento do peso de diversos componentes, como as portas, a marca instalou atuadores eletro-mecânicos que auxiliam no processo de abertura e encerramento das portas pelos seus passageiros, mesmo em inclinações, tendo igualmente deteção de obstáculos no caminho – como uma perna no processo de entrada do veículo –, travando a sua movimentação e eventuais lesões naquele passageiro se ficasse entalado.

O boneco de testes, desenvolvido pela CTS (Crashtest Service), tem 42 ossos – cerca de um quinto do número de ossos do esqueleto humano. Além disso, conta com doze componentes de tecido mole e órgãos internos para simular o corpo humano.

O sistema de elevação dos vidros é igualmente mais avançado, com um processo de ativação hidráulico em vez de elétrico. Mesmo que a energia a bordo seja cortada, ainda pode ser utilizada em emergência para fechar os vidros. Em cada porta há uma unidade com um compressor e uma válvula de bloqueio em conjunto com um acumulador de pressão. Há ainda um extintor com ativação automática e um sistema de ar fresco para o interior, que impede a invasão de gases irritantes ou fumo tóxico. A bagageira permite levar até 390 litros, mas não há rebatimento dos bancos traseiros – atrás dos bancos há uma ‘parede’ de resistência, para criar a célula de segurança interior.

Os pneus Michelin PAX com tecnologia ‘run-flat’ são de série e asseguram que o Classe S GUARD poderá ser conduzido para segurança por uma distância de até 30 quilómetros.

O primeiro GUARD com tração 4MATIC

O motor 6.0 V12 bi-turbo foi extensamente revisto para a atual geração do Classe S, com adaptação dos turbocompressores, sistema de escape e admissão de ar, além da inclusão de um novo filtro de partículas de gasolina. Com uma potência de 612 CV e 830 Nm de binário máximo a partir das 2000 rpm, este bloco dispões de características relevantes como a cambota em alumínio, pistões forjados e sistema de ignição de faísca múltipla, entre outras especificidades.

Pela primeira vez, um modelo da gama GUARD está disponível com tecnologia de tração integral 4MATIC, sendo igualmente a primeira vez que o V12 conta com esse mesmo sistema, otimizando a sua dinâmica. A distribuição padrão de potência é de 31% para a dianteira e de 69% para a traseira. Por razões de peso, a velocidade máxima está limitada a 190 km/h. O consumo médio em ciclo WLTP é de 19,5 l/100 km para emissões de CO2 de 442 g/km.

Disponível em versões de quatro ou cinco lugares e de distância entre eixos curta e longa, o preço deste Classe S começa nos 457.100 euros (mais impostos) no mercado alemão.

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