Um Morgan para aventuras fora de estrada? A marca britânica conhecida pelos seus automóveis desportivos mais extremos revelou que também consegue conceber versões aventureiras com a apresentação do Plus Four CX-T para chegar a destinos até aqui inalcançáveis.

No entanto, o Morgan Plus Four CX-T não é um modelo sem ‘pedigree’, sendo antes uma herança do passado da marca nas suas provas de todo-o-terreno. Logo em 1911, a Morgan participou em competições fora de estrada, ajudando a estabelecer a própria filosofia da companhia britânica, embora progressivamente se tenha afastado dos pisos de terra.

Após o lançamento do Plus Four em 2020, a Morgan encetou uma parceria com a Rally Raid UK, conhecida pelo seu trabalho no desenvolvimento de carros para o Rali Dakar, para conceber o Plus Four CX-T, que pretende também demonstrar a capacidade e fiabilidade da nova plataforma CX.

O desenho exterior foi pensado para maximizar o espaço de carga e a proteção dos ocupantes para ambientes mais extremos. De forma evidente, o painel traseiro do veículo foi substituído por uma estrutura para equipamento acessório, havendo ainda painéis de carroçaria específicos desenhados em reminiscência do Morgan clássico de quatro lugares. Essa estrutura de equipamento alberga duas malas estanques da Pelican, uma caixa de ferramentas Zarges, dois contentores Rotopax de 11 litros e duas rodas sobressalentes. Todos os elementos adicionais para arrumação foram concebidos de forma minuciosa para resistir às maiores agruras.

O exoesqueleto externo pode igualmente ser adaptado para transportar equipamentos de lazer como bicicletas ou pranchas de surf. A suspensão foi um dos pontos mais trabalhados, com uma altura ao solo de 230 mm, recorrendo a braços de suspensão modificados do Plus Six. Isso permite também obter uma maior largura de vias. Há ainda ‘coilovers’ da EXE-TC com batentes internos pensados especificamente para este modelo.

A parte inferior da carroçaria contém ainda uma peça de proteção de cinco peças, passando pelo motor, proteção central e traseira, ajudando a conservar os elementos mais importantes do chassis nos percursos mais complicados. O sistema de escape é igualmente único, com uma saída de escape única do lado direito que aumenta o ângulo de saída e contribui para a distância ao solo de 230 mm. Tira partido ainda de um diferencial eletrónico proveniente da divisão BMW X-Drive, com software calibrado especificamente para o modelo da Morgan.

O condutor pode escolher a partir do interior três modos de funcionamento, com diferentes níveis de aplicação do diferencial, incluindo dois para pisos de terra – o ‘All-Terrain’ e o ‘All-Terrain Extreme’, com o diferencial totalmente bloqueado neste último para distribuição idêntica do binário às rodas traseiras.

Também no interior, uma estrutura de montagem da RAM foi integrada no tablier, permitindo assim montar uma série de dispositivos, como smartphones ou câmaras de filmar. O habitáculo dispõe de um tejadilho rígido (‘hard-top’) único para o Plus Four CX-T, desenvolvido para se situar entre as jaulas de segurança interiores e exteriores.

Esta não será uma versão de produção em larga escala, uma vez que a produção será limitada a oito unidades, com um preço unitário de 170 mil libras esterlinas (a que acrescem os impostos), com cada cliente a poder especificar o seu Plus Four CX-T a gosto.

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