a carregar vídeo
Chama-se Nissan Tree, é modelo único, e utiliza um sistema de luzes de Natal com 15.200 LED, alimentado pela energia recuperada na travagem.

A Nissan encontrou forma muito original de assinalar a quadra que se avizinha, transformando o seu elétrico, Leaf, numa autêntica árvore de Natal itinerante.

Esta ideia… luminosa surgiu também com o intuito de promover as caraterísticas do popular compacto no catálogo do fabricante japonês, uma vez que o sistema 15.200 luzes LED que serviu para enfeitar este Leaf especial de Natal é alimentado pela energia regenerada pelo elétrico durante a condução, nas travagens e nas desacelerações.

Sistemas como o e-Pedal, inovação que permite conduzir o automóvel apenas utilizando o pedal do acelerador, selecionando os diferentes níveis de recuperação de energia para recarregar as baterias, ou o modo de condução “B” da caixa que aumenta a assistência à travagem também com o objetivo de “esticar” ao máximo a autonomia, contribuem para níveis de eficiência energética impressionantes. Segundo o fabricante nipónico, ao fim de 18 mil quilómetros percorridos em B-Mode ou usando o e-Pedal, o Leaf regenerou qualquer coisa como 744 kWh, o suficiente para iluminar 266 árvores de Natal com 700 lâmpadas incandescentes durante uma hora ou para manter 744 televisões ligadas por cinco horas.

A Nissan confirma ainda que esse número é equivalente a 20% do consumo doméstico geral de eletricidade de uma família europeia média.