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Nova geração do BMW Série 5 reforça tecnologia e traz duas versões i5 elétricas

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A BMW apresentou a nova geração do Série 5 (por enquanto, apenas em versão berlina), modelo que pela primeira vez integra também uma variante 100% elétrica, a i5, a exemplo do que sucede com a gama do Série 7. O lançamento da nova geração do Série 5 irá ocorrer durante o mês de outubro, com produção já assegurada para a fábrica alemã de Dingolfing, onde os motores elétricos e as baterias para o i5 são também produzidas.

Apontado como uma melhoria dinâmica substancial face à geração anterior, o novo Série 5 apresenta um estilo mais evoluído, com uma postura mais clássica do que revolucionária, sobretudo na dianteira. Tecnologicamente, dá também um grande passo em frente com uma série de sistemas e funcionalidades avançadas, como é o caso do ecrã iDrive de nova geração com sistema de controlo ‘QuickSelect’ com novas funcionalidades digitais.

A linguagem estética está mais evoluída, apostando em imagem mais limpa para uma presença simultaneamente dinâmica e elegante. A dianteira revela uma interpretação moderna do conceito de faróis duplos e da grelha de duplo ‘rim’ da BMW, com elementos LED dispostos quase verticalmente para funções de ‘piscas’ e de luzes diurnas de circulação. A grelha dianteira, projetada para a frente, tem contornos mais largos e possibilidade opcional de iluminação BMW Iconic Glow.

Em comparação com a berlina da geração anterior, o novo Série 5 cresceu em 97 mm para 5060 mm no comprimento, enquanto a largura aumentou em 32 mm, para 1900 mm, e a altura em 36 mm, para 1515 mm. A distância entre eixos também cresceu em 20 mm, para 2995 mm, que permite assim ganhar mais espaço a bordo.

Visto de perfil, a linha de cintura mais elevada combina-se com pilares C mais dinâmicos, destacando-se ainda por elementos como as saias laterais em preto ou os puxadores das portas embutidos para melhorar a eficiência aerodinâmica. Na traseira, os grupos óticos estão divididos por uma linha cromada, com formato das luzes em ‘L’.

O carácter dinâmico do novo Série 5 Sedan pode ser ainda reforçado com os pacotes opcionais M Sport e M Sport Pro. A gama de pinturas inclui três tonalidades BMW Individual para maior expressividade já no lançamento de mercado.

Interior tecnológico e de alta qualidade

A bordo, a marca bávara procurou conciliar elegância com um retoque desportivo, não faltando também a tão necessária vertente tecnológica para tornar as viagens mais longas em trajetos altamente confortáveis. A BMW indica que o novo modelo oferece espaço generoso no habitáculo, conforto acústico sublinhado e materiais de construção com acabamentos precisos e de elevada qualidade para maior refinamento geral.

O cockpit do novo Série 5 apresenta um número reduzido de botões e de controlos, o que foi conseguido através da digitalização crescente de várias funções. Fundamental para esta ideia é a aliança entre o ecrã digital de 12.3” para o painel de instrumentos e o ecrã tátil central de 14.9”, um dos maiores disponíveis no mercado. É aqui que a grande maioria das funcionalidades do veículo são controladas, não faltando a conectividade aos sistemas Android Auto e Apple CarPlay, bem como ligação online de alta velocidade e atualizações ‘over-the-air’.

O sistema operativo 8.5 com interação simplificada é adotado, sendo mais uma característica a juntar ao assistente pessoal inteligente que pode responder a comandos naturais de voz. O sistema opcional BMW Live Cockpit Professional inclui sistemas head-up display e de realidade aumentada.

Novidade é também a possibilidade de contar com streaming de vídeo no ecrã tátil central, bem como videjogos pela plataforma AirConsole, com jogos casuais disponíveis para os dois passageiros da frente quando o veículo está parado.

O volante também foi redesenhado com uma secção inferior plana e comandos por controlo háptico. A barra de interação, apresentada no Série 7, faz também aqui a sua aparição, sendo um opcional que é também um método de interação entre o passageiro e o veículo. Esta unidade funcional com uma superfície cristalina estende-se ao largo de todo o tablier até aos painéis das portas, incluindo comandos táteis.

Os bancos desportivos de novo desenho são de série, enquanto os bancos ‘comfort’ opcionais prometem mais ajustes e conforto reforçado. O Série 5 Sedan é também o primeiro modelo da marca a apresentar um interior totalmente vegan de série. Isso inclui as superfícies dos bancos, tablier e painéis das portas, bem como o volante, pela primeira vez.

Versão elétrica i5 M60 xDrive como topo de gama

A nova geração será lançada em todo o mundo com uma versão elétrica, pela primeira vez, mas também com versões híbridas plug-in (PHEV) e motorizações a gasolina e Diesel com tecnologia de eletrificação de 48 volts.

Disponível como topo de gama, por enquanto, o i5 está equipado com tecnologia de quinta geração BMW eDrive, com duas variantes em oferta: o i5 M60 xDrive será a proposta de topo com inspiração da divisão desportiva M. Debita 442 kW/661 CV de potência e 820 Nm de binário com esquema de dois motores – um por eixo – para oferecer assim tração integral e elevadas competências dinâmicas. O binário máximo está disponível quando as funções M Sport Boost ou M Launch Control estão ativadas. Com isso, acelera dos zero aos 100 km/h em 3,8 segundos, com velocidade máxima limitada a 230 km/h. A autonomia em ciclo WLTP varia entre os 455 e os 516 quilómetros.

A outra variante elétrica é a i5 eDrive40 com motor elétrico traseiro (e tração traseira) para uma potência máxima de 250 kW/340 CV e 430 Nm de binário máximo quando as funções Sport Boost e Launch Control estão ativadas. Acelera dos zero aos 100 km/h em 6,0 segundos e atinge os 193 km/h de velocidade máxima. A autonomia desta variante em ciclo WLTP varia entre os 497 e os 582 quilómetros.

A bateria de alta voltagem está localizada sob o fundo do veículo com uma capacidade de 81.2 kWh.

Em ambos os casos, além dos motores elétricos mais eficientes, está disponível também a mais recente versão da travagem regenerativa adaptativa e bomba de calor para maior eficiência térmica no interior. Adicionalmente, é possível ativar a nova função Max Range que aumenta a autonomia em 25% ao limtiar a potência e a velocidade, desativando também algumas funções de conforto com vista a uma maior autonomia.

Quanto ao carregamento, tem um carregador de série de 11 kW, com um de 22 kW como opção para as tomadas CA. Para carregamento rápido nas tomadas CC, admite uma carga com potência até 205 kW, o que permite passar de 10 para 80% em cerca de 30 minutos.

O modelo inclui também função Plug & Charge da BMW, que automatiza os processos de identificação e ligação à rede de carregamento (incluindo faturação) sem necessidade de aplicações ou de cartões de carregamento.

Gasolina e Diesel eletrificados

No que diz respeito às ofertas a gasolina e turbodiesel, a BMW recorre à sua gama modular de motores de nova geração, havendo ofertas específicas consoante cada mercado. Estão agora associados a nova tecnologia mild hybrid de 48 V e a uma nova caixa automática Steptronic Sport de oito velocidades de série.

Na Europa, o lançamento no mercado dá-se com o 520i Sedan com motor 2.0 de quatro cilindros de 208 CV e 330 Nm (consumo entre 5,7 e 6.4 l/100 km), 520d Sedan com motor 2.0 turbodiesel de 197 CV e 400 Nm (consumo entre 5,1 e 5,6 l/100 km), este último também com possibilidade de receber tração integral xDrive.

A gama será complementada posteriormente com versões híbridas plug-in de última geração, enquanto um motor turbodiesel de seis cilindros em linha será também disponibilizado em 2024, ano em que também surgirá mais uma versão elétrica com tração integral.

Dinamismo reforçado

A BMW assegura que trabalhou afincadamente na melhoria do equilíbrio entre a tónica desportiva e o conforto, tirando partido não só da maior distância entre eixos, mas também da maior largura de vias e da distribuição de peso quase perfeita de 50/50, entre os dois eixos. A construção inteligente com recurso a materiais de baixo peso e maior rigidez estrutural contribuem para uma condução mais dinâmica.

As tecnologias de chassis foram especificamente ajustadas para este modelo, oferecendo assim um maior controlo integrado dos diversos sistemas, incluindo o do controlo de tração, sistema de travagem integrado, modos de condução ajustáveis e direção com rácio variável. Opcionalmente, a marca disponibiliza diversos outros sistemas, como a suspensão desportiva M Sport, os travões M Sport reforçados, a suspensão adaptativa Professional (de série no i5 M60 xDrive) com amortecimento controlado eletronicamente ou a direção integral ativa com gestão dinâmica vertical. Esta última conta ainda com barras estabilizadoras ativas integradas no conjunto de suspensão.

As opções de jantes variam entre as 18 e as 21 polegadas, dependendo das versões e das configurações escolhidas pelo cliente.

No que diz respeito às tecnologias de assistência à condução, o Série 5 Sedan de nova geração reforça o conjunto de sistemas, com o sistema mais avançado a ser o opcional Driving Assistant Professional com controlo autónomo da direção, manutenção na faixa de rodagem e distância para o veículo da frente. Nos mercados que o permitam há funcionalidades acrescidas com o sistema Highway Assistant, que permite retirar por completo as mãos do volante desde que os olhos do condutor se mantenham atentos à estrada em velocidades até aos 130 km/h.

Como estreia mundial, o modelo pode agora também mudar de via automaticamente apenas com recurso ao olhar do condutor – atinge-se assim um novo nível de interação entre o condutor e o veículo durante a condução. O veículo sugere uma mudança de via e esta pode ser concretizada meramente por via de um olhar para o espelho retrovisor exterior para confirmar a ação. Todo o processo é feito automaticamente.