A Hyundai revelou as primeiras imagens e os primeiros detalhes técnicos da segunda geração do Kauai (designação que se mantém em Portugal, substituindo a original, Kona), com destaque para um design muito mais agressivo. A exemplo do que sucedeu com o primeiro Kauai, também este terá versões elétrica (EV), híbrida (HEV), de combustão interna e desportiva N Line.

Com o novo Kauai, a Hyundai assume mais um passo na sua estratégia de eletrificação, embora mantenha uma tónica na diversidade de motorizações conforme a conveniência. Uma plataforma dedicada para o novo modelo traduz também um crescimento nas suas dimensões, mantendo a filosofia SUV, tendo sido um dos primeiros modelos do género no segmento B-SUV.

Face ao anterior, o novo Kauai cresceu 150 mm no comprimento, medindo agora 4355 mm, no caso da variante elétrica. Também cresceu 25 mm na largura e 60 mm na distância entre eixos, com a Hyundai a destacar que isso permitiu melhorar a habitabilidade a bordo, naquele que era um dos pontos a melhorar.

Uma das premissas peculiares do desenvolvimento deste modelo foi o de que tudo começou com a versão elétrica, sendo depois adaptado para as versões híbrida e de motor de combustão, traduzindo desta forma a nova abordagem da Hyundai centrada na eletrificação. Para diferenciar cada uma das versões, há diferenças de estilo subtis mas eficazes que ditam um carácter diferente entre as versões e as motorizações.

O Kauai EV tem detalhes gráficos pixelizados na grelha frontal, no para-choques traseiro, e também nas jantes em liga leve de 19 polegadas, a par de uma linha envolvente com espelhos e tejadilho preto. O Kauai de motor de combustão e o HEV partilham o design arrojado e robusto do para-choques e um revestimento preto no arco das rodas. Por fim, a versão N Line está equipada com espelhos e tejadilho pretos, spoiler característico, um design mais agressivo à frente e na traseira, bem como o para-choques que vem reforçar a sua aparência mais desportiva, equipado com jantes em liga leve de 19 polegadas, dupla saída de escape e embaladeiras prateadas.

Traço comum é o da dianteira bastante limpa e volumosa, sem grelha, mas apenas com uma faixa luminosa superior, num conjunto que permite melhorar a aerodinâmica. No caso da versão elétrica, a faixa luminosa (denominada ‘Seamless Horizon Lamp’) é composta por pixéis. A nota escultural é depois reforçada pelas proteções das cavas das rodas e pelos grupos óticos mais consolidados.

O interior, mais espaçoso e funcional, de acordo com a marca sul-coreana, revela também uma melhoria na vertente da conectividade. O ecrã duplo de 12.3 polegadas e o tablier oferecem uma sensação vanguardista e receberam um acabamento premium. A iluminação ambiente melhora a experiência de condução e a comodidade do condutor. A alavanca das mudanças passou a estar integrada na coluna de direção, permitindo ganhar espaço adicional para os objetos pessoais do condutor na consola central.

Os bancos traseiros destacam-se também por um estilo futurista, enquanto atrás a bagageira disporá também de um espaço de carga melhorado.

Sabendo-se já que existem diferentes versões, resta esperar pela revelação dos detalhes técnicos dos motores, que serão divulgados nos próximos meses.

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