Fabricante nipónico apresenta airbag frontal que reduz em 75% o risco de lesões cerebrais nas colisões frontais mais violentas.

O desenho inovador com várias câmaras de ar é a grande diferença para os airbags dianteiros convencionais, que se insuflam como uma única bolsa para amparar o corpo do ocupante em caso de colisão.

Ao contrário, o novo dispositivo apresentado pela Honda, desenvolvido em parceira com a Autoliv, empresa que fornece sistemas de segurança para a marca japonesa, divide-se em três compartimentos distintos (uma câmara de ar central e duas laterais), que, depois de insuflados, seguram a cabeça do ocupante, mantendo-a bem protegida ao centro da bolsa de ar.

Segundo a marca japonesa, este novo design, funcionando como uma espécie de luva gigante de basebol, permite uma redução significativa do risco de lesões graves na sequência de impactos frontais, sobretudo nas chamadas colisões angulares, contra outros veículos ou barreiras fixas, como um poste ou uma árvore.

Nestas situações, em que o impacto acontece de forma desalinhada, as forças resultantes do choque provocam normalmente o deslizar da cabeça para fora do airbag, em direção aos painéis do automóvel, aumentando muito o risco de ferimentos. O novo sistema garante que, independentemente da violência dos movimentos laterais do veículo após o acidente, a cabeça do ocupante não abandone a bolsa de proteção.

Numa primeira fase, a Honda introduzirá a nova gama de airbags no mercado norte-americano, em todos os modelos produzidos a partir de 2020.

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