Mais arrojado estética e tecnologicamente, o novo Kia Sorento chegará à Europa no último trimestre deste ano, fazendo-se acompanhar de uma melhoria em capítulos fundamentais como os da eficiência e da qualidade geral. De acordo com a marca coreana, esta quarta geração do Sorento ocupa um lugar central na renovada gama dos seus SUV vendidos à escala global, na qual se incluem também o Seltos, o Stonic, o Telluride e o Sportage.

A Kia reconhece a importância deste modelo a nível mundial, recordando que o Sorento já vendeu mais de três milhões de unidades desde o lançamento da sua primeira geração, em 2002, das quais cerca de 300.000 foram adquiridas na Europa.

O design exterior é pautado por linhas mais acentuadas e por proporções alongadas, estreando uma plataforma de nova geração desenvolvida pela Kia para os seus SUV médios. Conjugada com uma carroçaria maior, para aumentar o espaço de carga, esta plataforma permite ao Sorento dispor de três filas para passageiros no habitáculo.

A Kia apostou num conceito de “requinte ousado”, procurando manter o visual robusto das gerações anteriores, mas, ao mesmo tempo, apresentar um maior grau de requinte e elegância. A dianteira revela uma nova interpretação da emblemática grelha “nariz de tigre” da Kia, que surge mais ampla, envolvendo os faróis integrados. Estes incluem agora novas luzes diurnas LED com uma assinatura de “olho de tigre” que acentua os contornos de todo o design frontal.

O novo Sorento é 10 mm mais comprido do que o seu antecessor (situando-se agora nos 4810 mm), ganhando 35 mm na distância entre eixos (fruto da nova plataforma utilizada ‘N3’), sendo agora de 2825 mm. Com 1900 mm de largura, é 10 mm mais largo do que o modelo de terceira geração, medindo ainda mais 10 mm de altura do que o anterior. O comprimento do capot foi igualmente prolongado, com os pilares A a recuarem 30 mm em relação ao eixo dianteiro.

Este SUV estará disponível no mercado europeu com uma gama de dez cores exteriores e jantes de liga de alumínio de 17, 18, 19 ou, pela primeira vez, de 20 polegadas.

Maior amplitude interior

No interior, a marca refere que se aplicaram “materiais de qualidade premium e tecnologia inovadora”, naquilo que considera “a entrada numa nova era em termos de qualidade e design dos habitáculos da Kia”. O habitáculo apresenta um design de nova geração, organizado em redor de dois mostradores digitais gémeos que dominam o tablier. O painel de instrumentos digital, de 12.3 polegadas, é complementado por um ecrã tátil de 10.25 polegadas para os sistemas de infoentretenimento e navegação, situado no centro do tablier. As muitas funções do veículo podem igualmente ser comandadas através de novos botões táteis dispostos nos dois lados do ecrã, tal como acontece num painel dedicado para o controlo do ar condicionado. Integra ainda outras tecnologias, como o sistema de iluminação ambiente, o carregador sem fios para telemóveis, ou um sistema de som surround da marca BOSE.

No caso do Sorento Hybrid, o conjunto da bateria está localizado sob o piso do habitáculo, por baixo do banco do passageiro dianteiro, não interferindo por isso no espaço a bordo, nem na capacidade da bagageira, com 821 litros (modelos de 7 lugares) ou 910 litros (modelos de 5 lugares), consoante a especificação. No modelo de 7 lugares (com todos os bancos colocados), o espaço da bagageira é 32% maior do que o dos seus antecessores, cifrando-se agora nos 187 litros (179 litros para os modelos híbridos).

Na Europa, o Sorento será disponibilizado com estofos em tecido preto, pele, seja em tom único – cinzento ou preto – ou em dois tons – preto e cinzento – bem como pele Nappa preta almofadada.

Aposta na eletrificação

O Sorento recebe as novas motorizações eletrificadas “Smartstream” da Kia, tratando-se da primeira vez que a propulsão híbrida é aplicada neste modelo, com vista a consumos e emissões mais baixos e a melhores prestações do que os antecessores (oferecendo futuramente a escolha entre uma versão híbrida e outra híbrida plug-in).

O Sorento Hybrid está equipado com o novo grupo motopropulsor “Smartstream”, que conjuga um motor 1.6 T-GDi (injeção direta de gasolina turbo) com um conjunto de bateria de polímero de iões de lítio de 1.49 kWh e um motor elétrico de 44,2 kW, debitando um total de 230 CV e 350 Nm de binário. O novo motor 1.6 litros T-GDi apresenta nova tecnologia de Alteração Contínua do Tempo de Abertura das Válvulas (CVVD), em que o tempo de abertura das válvulas passa a estar dependente das condições de condução, o que melhora substancialmente a performance do motor a médias e baixas rotações (em 2 a 3%), ao mesmo tempo que diminui o consumo de combustível em até 3%.

A nível de chassis também há novidades significativas, graças à suspensão totalmente independente. Os engenheiros da Kia procuraram diminuir o efeito das irregularidades do piso na carroçaria e reduzir o ruído e as vibrações, melhorando ao mesmo tempo o controlo da carroçaria e as respostas da direção em curva. Este objetivo foi alcançado graças a um conjunto de alterações na geometria e à introdução de novos componentes, bem como a melhorias na estrutura do sistema de suspensão. A distância entre eixos, agora 35 mm superior, contribui igualmente para uma melhoria geral do conforto a bordo, enquanto a nova carroçaria (que apresenta uma rigidez torsional em média 4% maior) contribui para a diminuição das vibrações.

Outra das novidades da quarta geração do Sorento é a sua melhor capacidade em todo-o-terreno. Em combinação com o opcional sistema de tração integral, o “Terrain Mode” torna este modelo mais eficiente em pisos de lama, neve e areia. Tratando-se de um dos modos de condução selecionáveis através de um botão rotativo localizado na consola central, o “Terrain Mode” comanda com precisão o Controlo Eletrónico de Estabilidade (ESC) e a distribuição do binário pelas quatro rodas. Paralelamente, adapta os tempos das passagens de caixa, de modo a ajudar o veículo a encontrar e a manter a tração num leque variado de piso.

A transmissão de potência está a cargo de um sistema com caixa automática de seis velocidades, no qual está montado um dispositivo elétrico que permite que as potências geradas pelo motor de combustão e pelo motor elétrico sejam transferidas em paralelo, reduzindo-se assim as perdas de energia para o nível mínimo.

O Sorento Hybrid irá iniciar a sua comercialização em mercados europeus selecionados, seguindo-se outros mercados ainda durante o corrente ano, incluindo Portugal, onde é esperado no último trimestre. A versão Plug-In Hybrid surgirá mais tarde, mas ainda em 2020.

Diesel também na oferta

O novo motor Diesel 2.2 “Smartstream”, de quatro cilindros, também está disponível para os clientes europeus, oferecendo 202 CV e 440 Nm de binário. Com um bloco de alumínio a substituir o bloco de ferro fundido do seu antecessor, este motor é 19,5 kg mais leve do que o da terceira geração do Sorento. Esta motorização está combinada com uma nova caixa de dupla embraiagem de oito velocidades (8DCT). Os dados de consumo de combustível e emissões das novas motorizações do Sorento serão anunciados mais próximo da data de início das vendas, durante o corrente ano

Tecnologia reforçada

A Kia também reforçou a sua oferta no campo da tecnologia, já observado pelos seus dois ecrãs digitais táteis (de 12.3″ para a instrumentação e de 10.25″ para o infoentretenimento, sendo este opcional, uma vez que, de série, vem com um ecrã de 8.0″). Permite ligar o smartphone sem fios, com integração total aos sistemas operativos Apple CarPlay e Android Auto.

O Sorento disponibiliza igualmente o novo sistema de telemática UVO Connect, que liga o condutor ao mundo ao fornecer informações valiosas através do ecrã tátil do veículo e do seu smartphone. Contando com os serviços Kia Live e acessível através do opcional ecrã LCD de 10.25 polegadas, exibe informações de trânsito, boletins meteorológicos, pontos de interesse e estacionamento potencial, ao ar livre ou coberto (incluindo preços, localização e disponibilidade de lugares). O UVO Connect também permite ao condutor enviar indicações de percurso para o seu veículo antes de iniciar uma viagem, bem como verificar a localização do mesmo em qualquer altura.

O sistema possibilita o emparelhamento simultâneo de dois smartphones via Bluetooth, que poderão ser utilizados em funções separadas (p. ex. um efetua ou recebe chamadas telefónicas, enquanto o outro reproduz música). O passageiro dianteiro também pode ligar os seus dispositivos móveis com fios, contando com duas entradas de carregamento USB para esse efeito. Por seu turno, os ocupantes dos bancos da segunda fila podem igualmente contar com duas tomadas USB (integradas na parte traseira dos bancos dianteiros), existindo ainda uma terceira tomada na parte posterior da consola central. Os passageiros da terceira fila têm também pontos de carregamento à sua disposição.

O Sorento também está disponível com um Head-Up Display, que projeta as informações importantes para a condução na base do para-brisas, na linha de visão do condutor.

Segurança máxima

Em termos de segurança, o novo Sorento recorre a uma nova leva de elementos tecnológicos. Consoante as especificações, a gama de ADAS do novo Sorento inclui a mais recente tecnologia de Assistência à Prevenção de Colisões Frontal (FCA) da Kia, com função de deteção de peões, ciclistas e viaturas. Esta tecnologia pode ainda detetar o tráfego em sentido oposto quando se faz uma curva num cruzamento. O Sorento está ainda disponível com Monitor do Ângulo Morto (BVM), Monitor do Espaço Circundante (SVM) com Assistência à Prevenção de Colisões pelo Ângulo Morto (BCA), Assistência Inteligente à Limitação de Velocidade (ISLA), Cruise Control Inteligente (SCC) com função Stop&Go e SCC baseado em dados de navegação (NSCC), Assistência à Circulação na Faixa de Rodagem (LFA), Aviso de Atenção do Condutor (DAW) e ainda Assistência à Circulação em Autoestrada (HDA).

A tecnologia de condução autónoma de “nível dois” da Kia denominada Assistência à Circulação na Faixa de Rodagem (LFA) comanda a aceleração, a travagem e a direção consoante o comportamento do veículo que segue à frente. Funciona a velocidades de entre zero e 180 km/h, utilizando uma câmara e sensores de radar para manter uma distância segura em relação ao veículo que circula à sua frente, ao mesmo tempo que monitoriza as marcações na estrada para manter o Sorento no centro da faixa de rodagem.

Este novo modelo está também equipado com o Monitor de Trânsito à Retaguarda (RVM), que disponibiliza as funções de Assistência à Prevenção de Colisões à Retaguarda (RCCA). Além disso, trata-se do primeiro modelo da Kia a ser disponibilizado na Europa com o novo Sistema de Assistente Remoto de Estacionamento (RSPA), que permite ao condutor mover o seu Sorento num lugar de estacionamento perpendicular através de controlo remoto instalado na chave. O Sorento trava automaticamente se detetar a presença de outro automóvel, ciclista ou peão atrás de si. A função de Assistência à Saída em Segurança, por seu turno, evita a abertura das portas traseiras se o veículo detetar um perigo a aproximar-se por trás, quer se trate de um ciclista ou de outro automóvel.

De resto, este novo SUV está equipado com até sete airbags (duplos dianteiros, duplos laterais montados nos bancos dianteiros, laterais de cortina com sensor de capotamento e dianteiro central).

À semelhança da sua versão anterior, o novo Sorento destinado à Europa e a muitos outros mercados será produzido na fábrica da Kia em Hwasung, na Coreia.

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