Renault Koleos renova-se no estilo e na tecnologia

06/06/2019

A Renault procedeu a uma atualização do Koleos, evoluindo este seu SUV de grandes dimensões em praticamente todos os sentidos, não só na vertente estética, mas também ao nível do conforto interior e da técnica, dispondo agora de motores mais eficientes.

Dois anos apenas depois do lançamento no mercado europeu, o Koleos renova-se nas suas diversas facetas, com uma das principais facetas alteradas a ser o design, que é apontado pela Renault como o primeiro critério de compra apontado pelos seus clientes.

À frente, o renovado Koleos evolui com uma grelha mais proeminente, enquanto uma nova linha cromada percorre todo o comprimento do para-choques até aos faróis de nevoeiro realçados pelo mesmo efeito cromado. Na parte inferior do para-choques sobressai um novo resguardo de proteção, mais imponente, que reforça o visual aventureiro do veículo.

Na traseira, destaque para a adição de uma proteção que se prolonga pelo para-choques e um elemento cromado transversal, replicando o que sucede na face dianteira. A terceira luz de stop foi prolongada. O novo Koleos mantém a dupla saída de escape cromada para um toque desportivo.

Mais requinte e conforto a bordo

Com um comprimento de 4670 mm e uma distância entre eixos de 2710 mm, o Koleos foi pensado para oferecer amplo espaço interior para os ocupantes e respetivas bagagens. Conserva as mesmas dimensões interiores, mas melhora elementos-chave do habitáculo para otimizar o conforto e o bem-estar dos passageiros.

Entre as novidades, propõe, agora, um encosto de banco traseiro com duas posições de inclinação, o que permite aos passageiros descansar ou simplesmente descontrair durante as longas viagens. Consoante a versão, os assentos dos bancos dianteiros do novo Koleos podem agora ser aumentados, graças a uma almofada de ajuste. Além das regulações elétricas (lombar e em seis vias) e das funções de aquecimento e ventilação, o banco do condutor dispõe, a partir de agora, de uma função de massagem.

Modularidade inteligente

Graças aos manípulos situados no porta-bagagens, o sistema “Easy Break” permite rebater o banco traseiro na configuração 1/3-2/3 com um só gesto. Com essa modularidade, o volume de carga passa de 579 litros na configuração de cinco lugares para 1795 litros, com o banco traseiro rebatido. A bordo, encontram-se ainda numerosos espaços de arrumação (35 litros no total), entre eles um porta-luvas de 11 litros e um porta-objetos de 7 litros integrado na consola central.

Nova geração de motores Blue dCi

Sem rejeitar a tecnologia Diesel, o novo Koleos adota uma nova geração de motores Blue dCi Renault que beneficia das mais recentes tecnologias em matéria de antipoluição, nomeadamente um sistema de redução catalítica seletiva (SCR), considerado o mais eficiente para o pós-tratamento dos óxidos de azoto (NOx). Assim, passa a contar com versões Blue dCi 150 X-Tronic, proposto apenas nas versões de duas rodas motrizes, e 190 X-Tronic All Mode 4×4-i, com mais 15 CV de potência do que na geração precedente, encontrando-se associado unicamente à tração integral.

Ambos estão associados a uma caixa automática X-Tronic da última geração que, de acordo com a Renault, “proporciona a máxima suavidade de utilização na cidade, permitindo melhorar, ao mesmo tempo, o consumo e o conforto de condução relativamente aos de uma caixa automática clássica”. Está disponível um modo sequencial de seis velocidades.

Concebida e desenvolvida no seio da Aliança, a tecnologia All Mode 4×4-i de transmissão integral a permite ao condutor selecionar manualmente o modo de atuação entre o Tração 4×2 (apenas as rodas dianteiras são acionadas, sejam quais forem as condições de aderência), Auto 4×4 (com repartição do binário entre os eixos gerida automaticamente consoante as condições de circulação e de aderência, podendo transferir para as rodas traseiras até 50% do binário) e Lock 4×4 (em que o diferencial central é bloqueado e, reservado às condições extremas e de fraca aderência, este modo só está disponível a baixa velocidade e desativa-se, automaticamente, acima dos 40 km/h ou a cada arranque do motor).

Essas aptidões para atuação fora da estrada associam-se a uma distância ao solo de 190 mm, além de ângulos de ataque e de saída de, respetivamente, 18° e 25°.

Chega a interpretação de requinte Initiale Paris

Na linha dos novos modelos recentemente lançados, a assinatura Initiale Paris do novo Koleos foi alvo de uma nova interpretação estilística para obter uma atmosfera requintada. Distingue-se, igualmente, pelas marcações e elementos de decoração específicos inseridos no painel de bordo, no volante, nos painéis e nas soleiras das portas e nos tapetes. Os vidros laterais laminados proporcionam maior conforto acústico.

Novos equipamentos

O novo Koleos dispõe de novos equipamentos em matéria de sistemas de ajuda à condução (ADAS). Já dispunha de alerta de transposição involuntária de via (LDW), aviso de ângulo morto (BSW), reconhecimento dos painéis de sinalização, comutação automática das luzes de estrada/cruzamento (AHL), ajuda ao estacionamento a 360° e estacionamento mãos livres (Easy Park Assist). A partir de setembro de 2018, a lista de equipamento foi enriquecida com regulador de velocidade adaptativo (ACC) de série em todas as versões e alerta de deteção de fadiga (UTA). Por último, o sistema de travagem de emergência ativa (AEBS) integra uma nova função de deteção de peões na cidade.

Agora, consoante as versões, pode estar equipado com faróis “LED Pure Vision” que desempenham, simultaneamente, as funções de médios e máximos. Atrás, as luzes acesas de dia e de noite beneficiam da tecnologia Edge Light com um efeito 3D, proporcionando uma luz nítida e brilhante, tanto ao longe como ao perto.

O sistema multimédia e de navegação R-Link 2 é proposto com dois formatos de ecrã, que depende da versão: horizontal de 7 polegadas ou vertical de 8,7 polegadas.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.