a carregar vídeo
O novo SEAT Leon será revelado no dia 28 de janeiro, de acordo com a marca espanhola, que apostou bastante numa assinatura luminosa distinta para o seu compacto familiar, tanto por dentro, como por fora.

Com efeito, a SEAT explica que colocou “a tecnologia de iluminação no centro da personalidade do automóvel”, recebendo sistemas de iluminação para tornar o modelo mais distinto e “admirado de fora ou vivido no conforto do seu habitáculo”. A marca dá assim continuidade a uma tónica na iluminação que se iniciou em 2012 quando incorporou tecnologia LED na anterior geração, algo que prossegue no novo Leon.

No exterior, a nova geração integra tecnologia Full LED com iluminação dinâmica na dianteira. Atrás, existe um feixe a toda a largura a unir numa luz contínua os dois farolins, dispondo ainda de indicadores de mudança de direção traseiros dinâmicos.

Mas o ‘espetáculo’ luminoso inicia-se ainda antes de o condutor entrar no carro: um foco de luzes específico da SEAT projeta a palavra “Hola!” no chão, numa alusão à sua proveniência latina.

“A sofisticação da tecnologia de iluminação é essencial na evolução do design de um veículo. Na nova geração SEAT Leon conseguimos tirar proveito de um grande efeito para reforçar o seu caráter já de si grandioso”, diz Alejandro Mesonero-Romanos, Diretor de Design da SEAT, marca que destaca ainda “a envolvência ímpar de luz ambiente Full LED que percorre os painéis das portas, atravessando o tablier”.

Também é possível observar um pouco do interior, que é marcado pela faixa luminosa na parte superior do tablier e que se liga ao topo das portas, além dos ecrãs dedicados para a instrumentação e para o sistema de infoentretenimento, que deverá replicar, aliás, a filosofia estreada no mais recente Volkswagen Golf, com o qual irá partilhar a sua base.