A Volkswagen deu a conhecer a forma geral do novo Golf, modelo que será revelado oficialmente no final deste mês. Apresentando alguns detalhes tecnológicos do compacto durante a edição deste ano da Feira de Eletrónica de Las Vegas (CES), o Golf terá mais tecnologia a bordo, incluindo o ChatGPT, mas também uma melhoria do sistema de infoentretenimento.

Os anos passam, mas o formato geral do Golf continua a ser idêntico. Ainda bastante camuflado, o novo Golf foi mostrado em traços gerais em Las Vegas, mostrando um design mais evoluído, mas com um interior renovado, por exemplo, com o regresso de botões físicos para o volante, respondendo dessa forma a um dos pedidos mais comuns feitos pelos seus clientes.

O interior revela mesmo um lado mais tecnológico com um ecrã tátil do infoentretenimento de maiores dimensões, que terá um sistema mais avançado, com a marca alemã a ser a primeira a integrar o assistente virtual (IDA) com recurso ao chatbot ChatGPT, baseado em inteligência virtual.

No futuro, os clientes terão acesso sem problemas à base de dados de inteligência artificial em constante crescimento em todos os modelos Volkswagen equipados com o assistente de voz IDA e poderão ler os conteúdos pesquisados durante a condução. O Cerence Chat Pro, do parceiro tecnológico Cerence Inc., é a base da nova função, que oferece uma integração ChatGPT de nível automóvel.

Por exemplo, o assistente de voz IDA pode ser utilizado para controlar o sistema de informação e lazer, a navegação e o ar condicionado, ou para responder a perguntas de conhecimento geral. No futuro, a IA fornecerá informações adicionais em resposta a perguntas que vão para além disto, como parte das suas capacidades em constante expansão. Isto pode ser útil a muitos níveis durante uma viagem de automóvel, podendo até esclarecer dúvidas.

A Volkswagen será o primeiro fabricante de grande volume a oferecer o Chat GPT como um recurso de série a partir do segundo trimestre de 2024 em muitos veículos de produção.

O novo chatbot será oferecido em conjunto com a última geração de infoentretenimento nos modelos ID.7, ID.4, ID.5, ID.3, Tiguan, Passat e Golf, estes últimos sendo os modelos de última geração.

Nas imagens de apresentação do renovado Golf, a marca revela a versão GTI mais desportiva com motor de combustão, que deverá manter o bloco 2.0 TSI com potência acrescida.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.