A Audi revelou a nova geração dos S3 em versão compacta e berlina, confiando no motor 2.0 TFSI de 310 CV e em ajustes específicos do chassis para dinâmica mais emocionante em aliança a um desenho que é ainda mais desportivo do que o A3 de base. A marca de Ingosltadt está assim preparada para a grande batalha dos desportivos Premium alemães.

Prontos para rivalizar com a gama 35 da Mercedes-AMG, os novos modelos da gama S3 da Audi assumem um carácter desportivo muito vincado, com capacidade para acelerar dos zero aos 100 km/h em menos de cinco segundos e tração integral quattro, a que se juntam ainda a suspensão desportiva ‘S’ e novos elementos tecnológicos no interior, que também mantêm o Audi S3 conectados com a última geração de sistemas de assistência e de conectividade.

Não basta ser, é preciso parecer

O aparência dinâmica é reforçada pela grande grelha Singleframe na frente com padrão em ninho de abelha, a que se juntam também os faróis com tecnologia LED para uma visão mais desportiva (podendo receber tecnologia Matrix LED). A iluminação diurna em LED consiste em até 15 díodos, dez dos quais formam duas linhas verticais, um elemento distintivo dos S3. A linha de ombros pronunciada estende-se da dianteira até aos farolins traseiros, enquanto as cavas das rodas têm também uma presença mais forte. Na traseira, há ainda um novo difusor com quatro saídas de escape que asseguram uma propriedade sonora condizente com a linhagem S da Audi.

Para essa mesma banda sonora muito contribui a opção pelo motor 2.0 TFSI de 310 CV de potência e 400 Nm de binário, que permite em ambas as variantes de carroçaria acelerar dos zero aos 100 km/h em 4,8 segundos, prosseguindo a sua marcha até aos 250 km/h de velocidade máxima (limitada eletronicamente), com emissões de até 178 g/km de CO2. O motor está associado a uma caixa automática de sete velocidades S tronic. Entre os seus atributos técnicos estão o sistema Audi valvelift system (AVS), que ajusta a abertura das válvulas de admissão de forma a otimizar o processo de combustão, e um melhorado processo de gestão térmica, permitindo melhorar não só a performance, mas também a eficiência nos consumos e nas emissões. A este respeito, há ainda um modo de circulação ‘à vela’.

A suspensão também foi adaptada para um comportamento mais preciso quando conduzido de forma mais agressivo, mas pode ainda, graças ao sistema Audi drive select, tornar as viagens mais confortáveis. Face ao modelo de base, o A3 Sportback e Limousine, os S3 em ambas as carroçarias contam com uma redução da altura ao solo em 15 mm, dispondo ainda de direção progressiva e suspensão adaptativa. Neste caso, válvulas encarregam-se de controlar o fluxo de óleo dentro dos amortecedores para que se adaptem a cada situação e tipo de estrada em milésimos de segundo.

A tração integral quattro é também presença obrigatória nos modelos da gama ‘S’, consistindo numa solução de embraiagem multi-disco à frente do eixo traseiro que distribui o binário de condução entre os eixos conforme o momento. A responsabilidade de controlo dessa divisão pertence ao novo sistema de controlo modular dinâmico que avalia e associa a atuação da tração quattro ao controlo de estabilidade eletrónico e aos amortecedores. O sistema de travagem reforçado conta com discos ventilados internamente, com maxilas pintadas a preto de série ou a vermelho em opção. As jantes são de 18 polegadas de série, mas podem montar unidades de 19 polegadas opcionalmente.

A marca alemã promete ainda funcionalidade adequada para estes seus dois novos desportivos. Em comparação com os seus antecessores, os novos S3 Sportback e S3 Limousine são três e quatro centímetros mais compridos, respetivamente, para uma largura acrescida, em ambos os casos, de três centímetros. A distância entre eixos nos dois casos é também a mesma, ou seja, 2640 mm, que a Audi indica serem suficientes para uma habitabilidade melhorada face aos modelos anteriores. A bagageira varia entre os 370 litros no caso da berlina e os 325-1145 litros no caso do Sportback, números que não impressionam…

Interior de vanguarda

Aspeto mais vanguardista é o do interior, com os S3 a disporem de novos bancos desportivos revestidos a pele Nappa, com ecrãs orientados para si e um novo sistema de infoentretenimento MMI, com ecrã de 10.1 polegadas. O sistema reconhece ainda comandos por voz, sendo a nova tecnologia da Audi potenciada pela plataforma de infoentretenimento modular de terceira geração (MIB3), que tem uma capacidade de processamento dez vezes superior em relação à de anterior geração.

O MMI Navigation Plus conta com informações de trânsito em tempo real, imagens de satélite em tempo real do Google Earth para a navegação, além da possibilidade de armazenar até seis perfis individuais no que diz respeito a trajetos ou preferências como o controlo da climatização ou do rádio.

Para o condutor está reservado o sistema Audi virtual cockpit com ecrã de 10.25 polegadas, personalizável para as preferências do condutor, embora exista ainda uma versão superior, denominada Audi virtual cockpit plus, com um ecrã de maiores dimensões, com 12.3 polegadas e três ecrãs diferentes.

O modelo conta ainda com diversos assistentes de condução e sistemas de segurança, como os de travagem automática ou ajuda à manutenção na faixa de rodagem, entre muitos outros.

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