A Suzuki revelou no Salão de Mobilidade de Tóquio, no Japão, o protótipo da nova geração do Swift e o eVX, um modelo elétrico pensado para o mercado global com autonomia superior a 500 quilómetros.

Começando pelo Swift, modelo compacto de segmento B, a marca preferiu evoluir em vez de revolucionar, pelo que a sua aparência não é muito diferente daquela que o modelo atual, lançado em 2016, enverga. Ainda assim, de acordo com a Suzuki, tudo será diferente, visando uma maior eficiência aerodinâmica e redução do peso.

O modelo exposto em Tóquio é ainda apelidado de concept, mas as suas proporções e a própria abordagem estética geral apontam para uma versão quase de produção, necessitando de poucas mudanças para chegar ao mercado, o que deverá acontecer em 2024.

Analisando a vertente estética, o Swift conta com grelha de formato octogonal (embora de contornos suavizados), com padrão interior em ‘ninho de abelha’ para um visual desportivo, ao passo que os faróis contam com tecnologia LED e assinatura gráfica em ‘L’. Com tejadilho em sentido descendente rumo à traseira e em cor contrastante, esta versão destaca-se por um perfil também dinâmico, que culmina numa secção posterior pautada pelos farolins com tecnologia LED em formato mais quadrangular e para-choques em preto com inserção em cinzento (que também se pode ver na frente, na zona inferior). A cor azul é nova e tem a denominação Blue Pearl Metallic.

O interior foi bastante atualizado, com consola central orientada para o condutor, no topo da qual se encontra um ecrã tátil em posição ‘flutuante’. Os comandos da climatização estão em posição independente, mais abaixo, num habitáculo que combina as tonalidades preta e cinzenta para uma aparência mais jovem. O painel de instrumentos é misto e combina um ecrã digital para o computador de bordo com elementos analógicos.

A motorização desta geração deverá incluir versões de combustão com assistência elétrica no formato ‘mild hybrid’ que a companhia até já dispõe noutros modelos, com a Suzuki a indicar apenas que será uma mecânica de alta eficiência e baixo consumo. Os sistemas de segurança também serão obrigatoriamente reforçados, à luz dos novos regulamentos que entrarão em vigor na Europa a partir de 2024, prefigurando uma série de itens como o assistente de luzes de máximos, assistente de faixa e assistente inteligente de velocidade.

O primeiro SUV elétrico global

Também em destaque neste certame está o eVX, que foi apresentado pela primeira vez num salão automóvel indiano em janeiro deste ano, mas agora com evoluções estéticas que mostram como será a versão final deste SUV 100% elétrico pensado para o mercado global.

A marca indica que este será um modelo capaz de respeitar na íntegra o legado da Suzuki em termos de pequenos SUV, beneficiando de tecnologias de controlo 4×4 totalmente elétricas. Com 4300 mm de comprimento, 1800 mm de largura e 1600 mm de altura, será um modelo compacto, entre os SUV de segmento B e C, com design mais irreverente.

O interior foi revelado pela primeira vez, sendo este claramente ainda concebido ao estilo de um protótipo, optando por tónica extremamente minimalista, com volante totalmente fora do normal, denotando ainda diversos comandos embutidos nas próprias superfícies, num conceito háptico que tem sido adotado por algumas marcas. Os ecrãs dominam a parte superior do tablier.

Sem dados relativos à tecnologia motriz, a Suzuki adianta apenas que terá uma autonomia de 500 quilómetros.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.