A Yamaha criou um motor elétrico de alta performance e adaptável a quase todos os tipos de veículos, de duas ou quatro rodas.

Nenhum fabricante com pretensões a manter-se relevante na próxima era da indústria pode desligar-se da evidência de que o automóvel é cada vez mais um gigante aparelho inteligente sobre rodas… e elétrico. A Yamaha, já com extensa gama de veículos eletrificados no seu portefólio de modelos de duas rodas, acaba de confirmar que não precisará de boleias rumo à mobilidade de futuro. Agora, a marca japonesa surpreendeu com a apresentação do seu próprio motor elétrico para automóveis… e não só.

Trata-se de uma espécie de protótipo universal, que é tão versátil que pode servir diversos tipos de veículos, de duas ou quatro rodas.

A unidade de alto rendimento da marca japonesa destaca-se por ser extremamente compacta e versátil, muito simples de instalar e disponível num patamar de potências entre os 48 cv (35 kW) e os 272 cv (200 kW). O motor inclui no interior da sua pequena estrutura toda a eletrónica necessária e para ótima refrigeração dos componentes internos, o arrefecimento pode ser efetuado por água ou óleo. Segundo o fabricante, o motor também é adaptável para modelos com tração às quatro rodas, utilizando-se uma unidade por cada eixo.

A Yamaha anunciou mesmo que está a receber encomendas para o seu “High-performance Electric Motor Prototype”, que mostrou pela primeira vez em ação no Alfa Romeo 4C.