Ainda que falte muito tempo para chegar ao mercado, prevendo-se que seja lançado no final de 2020, o Ariya está já a dar muito que falar pelas suas características técnicas e pelo design futurista que abre um novo capítulo na marca japonesa – mais orientada para a eletrificação e para um novo estilo de arrojo que será global.

Apresentado no Japão no novo Nissan Hall, um centro de eventos da marca, o novo Ariya surpreendeu pelo seu estilo muito mais avançado do que qualquer outro modelo da marca, mesmo em relação ao Juke, que foi o mais recente produto da Nissan a ser lançado na Europa. Mas há muitos mais elementos a ter em conta no caso deste modelo elétrico. Apontamos cinco razões para ter o Ariya ‘debaixo de olho’.

Visual – dentro e fora

Linhas muito limpas, grelha dianteira de grandes dimensões ‘V-Motion’ com assinatura luminosa generosa – também no logótipo – e aparência coupé dotam o Ariya de uma presença muito peculiar. As jantes de grandes dimensões (19 e 20 polegadas) e a distância entre eixos mais longa (2775 mm) dão-lhe ao mesmo tempo uma postura mais musculada.

A revolução continua no interior, com dois ecrãs contíguos de 12.3 polegadas cada, a par de diversos comandos táteis que substituem muitos elementos físicos. A valorizar o espaço a bordo está o facto de a unidade de compressor do ar condicionado ter passado para o compartimento do motor, em vez de estar já no habitáculo, o que lhe permitiu ganhar habitabilidade. Não terá porta-bagagens na dianteira, mas a marca garante que a volumetria da bagageira traseira será suficiente.

Elétrico para tudo

O Ariya será proposto como um SUV dinâmico com a particularidade de ter variantes que se adaptam às necessidades de cada utilizador, seja em potência, seja em capacidade da bateria para autonomias distintas. Na base da gama estará versão com bateria de 63 kWh e duas rodas motrizes, que a Nissan aponta como “ideal” para as viagens urbanas com uma potência de 160 kW e binário de 300 Nm, mas haverá também uma versão de tração dianteira com bateria de 87 kWh para quem quer viagens mais longas, com 178 kW de potência e idênticos 300 Nm de binário. Esta será a versão com maior autonomia, superando os 500 quilómetros.

Depois, haverá declinações (três) com tração integral e-4ORCE (lê-se ‘e-Force’), que confia em dois motores elétricos – um por eixo. Com a bateria de 63 kWh, está disponível com potência de 205 kW e binário de 560 Nm, enquanto com a bateria de 87 kWh está disponível com 225 kW de potência e 600 Nm de binário. Por fim, há uma versão mais desportiva, que a marca denomina e-4ORCE 87 kWh Performance, que terá o valor mais elevado de potência, ou seja 290 kW, e 600 Nm de binário para uma aceleração dos zero aos 100 km/h de 5,1 segundos.

Conectividade avançada

A Nissan aposta forte no capítulo da conectividade, propondo uma maior interação com o estilo de vida do condutor/proprietário, mas em que o próprio carro pode também aprender com a própria experiência de utilização. Nesse ambiente digital, o novo Ariya contará com a integração do sistema Amazon Alexa, permitindo conectividade remota com o veículo a partir de casa, para saber se está fechado ou qual o estado da bateria, mas também, em sentido inverso, do veículo para casa, ordenando os seus dispositivos ‘smart’ em casa que sejam ativados, como as luzes.

O sistema de infoentretenimento da Nissan conta ainda com comandos por voz para ativar a climatização ou interagir com os sistemas de navegação ou outras funcionalidades do veículo, como o sistema multimédia. A atualização do software pode ser feita ‘over-the-air’ sem necessidade de recorrer aos concessionários.

Carregamentos rápidos

A Nissan progride rapidamente na área dos elétricos e o Ariya dá um novo passo em frente. A Nissan indica que o novo SUV terá capacidade de regeneração avançada de energia para assim recuperar alguma da sua autonomia em andamento, mas sobretudo que poderá recorrer às tomadas CCS na Europa, graças a um novo processo de refrigeração por líquido da bateria, para uma maior eficiência.

O Ariya de 63 kWh conta com um carregador de bordo de 7.4 kW para uso doméstico, enquanto o de 87 kWh inclui um carregador de 22 kW trifásico para utilização em casa nas wallboxes específicas. O modelo pode ainda carregar a um máximo de 130 kW, que se revela útil para viagens mais longas – graças ao carregamento rápido pode repor até 375 quilómetros de autonomia em meia hora.

Condução mais inteligente

Esse é um dos argumentos do conjunto de tecnologias de assistência à condução, da qual se destaca o sistema ProPilot 2.0, uma evolução do já estreado no Skyline no Japão no ano passado. Um dos seus méritos será no assistente de condução em autoestrada, dando maior tranquilidade ao condutor, uma vez que o carro controla a aceleração, travagem e direção em condições controladas de autoestrada.

Esse sistema presente no Ariya recorre a um conjunto de elementos fundamentais, como os mapas 3D, os sensores de 360 graus para verificar em tempo real o que rodeia o carro e um GPS bastante preciso que ajudam a manter o SUV na sua faixa.