Porsche 911 Speedster: Exclusividade numerada com 510 CV

07/05/2019

Tendo recebido grande admiração no momento da sua apresentação, o 911 Speedster vai ser produzido pela Porsche, indo ao encontro dos desejos de todos aqueles que apreciam as emoções a céu aberto do icónico desportivo da marca alemã.

O 911 Speedster foi apresentado enquanto concept na cerimónia de comemoração dos 70 anos da marca, em Zuffenhausen, com muitos dos pontos desse modelo transpostos para a versão de produção, que também efetua uma ponte para o histórico 356 de 1948. Apenas serão produzidas 1948 unidades, precisamente para efetuar um paralelismo com a data do Roadster original.

O 911 Speedster combina a sua orientação mais desportiva com a tecnologia apropriada para o quotidiano, tendo como ponto de partida as versões 991 R (2016) e 911 GT3, as quais serviram de base para o desenvolvimento.

Conta com um motor ‘boxer’ de seis cilindros atmosférico de quatro litros, capaz de debitar 510 CV às 8400 rpm e 470 Nm de binário às 6250 rpm, sendo 10 CV mais potente do que o motor do anterior 911 GT3. Esse bloco com inspiração desportiva da competição está associado a uma caixa manual de seis velocidades com função de ‘ponta-tacão’ automática, que mantém o regime do motor nas reduções de caixa. A aceleração dos zero aos 100 km/h cumpre-se em 4,0 segundos, enquanto a velocidade máxima é de 310 km/h. O consumo médio anunciado é de 13,8 l/100 km e as emissões são de 317 g/km de CO2.

O motor está equipado com dois filtros de partículas a gasolina (GFP) que lhe permite cumprir com a norma Euro 6d-TEMP. A eficiência da mecânica foi melhorada com recurso a injetores de combustível de alta pressão com padrão de spray otimizado, bem como sistema de admissão modificado com válvulas individuais, que permite resposta mais espontânea. O sistema de escape foi desenvolvido de raiz em aço inoxidável, pesando menos 10 kg do que uma versão idêntica.

Em destaque está a configuração escolhida para o sistema descapotável, com dupla bolha na secção posterior, sendo o maior e mais complexo elemento em plástico reforçado com fibra de carbono (CFRP) alguma vez aplicado pela marca num carro de produção. O tejadilho fica a cargo de uma estrutura de baixo peso em tecido, que permite que o 911 Speedster seja utilizado todos os dias. O spoiler traseiro é feito de carbono, sendo originária do 911 R, e os espelhos laterais são de estilo Sport Design.

A ideia deste 911 Speedster é homenagear o clássico 356 original da Porsche, lançado em 1948. Esse será também o número de unidades produzidas deste novo desportivo

No interior, os elementos em pele preta para os apoios laterais e encostos de cabeça dos bancos produzidos em fibra de carbono, o mesmo se aplicando nos encostos de braços das portas e alavanca da caixa de velocidades (mais curta). Os painéis centrais dos bancos são concebidos em couro perfurado, enquanto os painéis das portas têm puxadores simples que reduzem o peso total. Os logótipos ‘Speedster’ também marcam presença nos apoios de cabeça e nas soleiras das portas, bem como no conta-rotações. Uma placa com numeração identifica cada uma das 1948 unidades produzidas.

Este Porsche tem perfis de condução específicos associados, além de tecnologias de vetorização de binário (PTV), controlo de estabilidade (PSM) e a suspensão PASM (Porsche Active Suspension Management) de amortecimento adaptativo, a que se junta ainda um diferencial autoblocante mecânico traseiro.

A marca tem entre os opcionais um pacote Heritage Design que faz uma reinterpretação do visual dos roadsters das décadas de 1950 e 1960, com criação pela Style Porsche e implementada pela Porsche Exclusive Manufaktur, com combinações de cores especiais.

Os preços para esta versão iniciam-se nos 328.059 euros, havendo ainda uma edição especial de relógios exclusivos para os compradores de um 911 Speedster com preço de 9950 euros.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.