Tal como o Watts On adiantava aqui, a Porsche revelou esta segunda-feira aquela que passa a ser a terceira versão da sua berlina desportiva elétrica, o Taycan 4S, cuja tração às quatro rodas, à semelhança do Taycan Turbo e Taycan Turbo S, s é garantida por dois motores síncronos permanentes, um no eixo dianteiro e outro no eixo traseiro.
O novo modelo (4S) está disponível com duas baterias de capacidades diferentes.
A bateria Performance, com uma capacidade total de 79,2 kWh é de série. Já a bateria Performance Plus, com dois níveis, conhecida do Taycan Turbo S e do Taycan Turbo, está disponível em opção. A sua capacidade total é de 93,4 kWh.
Potência e autonomia
A potência e a autonomia variam de forma correspondente: com a bateria Performance, o Taycan 4S gera 390 kW (530 cv) de potência em overboost. Equipado com a Bateria Performance Plus, disponibiliza até 420 kW (571 cv).
Nas duas variantes, o Taycan 4S acelera dos 0 aos 100 km/h em 4,0 segundos. A velocidade máxima é de 250 km/h em ambos os casos.A autonomia é de até 407 km com a bateria Performance e de até 463 km com a bateria Performance Plus (de acordo com o ciclo WLTP), com a particularidade de ser o valor em termos de alcance mais elevado da atual gama Taycan.
A capacidade máxima de carregamento (pico) é de 225 kW (bateria Performance) ou 270 kW (bateria Performance Plus).
Motores elétricos e aerodinâmica
O motor síncrono permanente no eixo traseiro do novo 4S tem um comprimento de 130 mm, sendo 80 mm mais curto do que o componente correspondente no Taycan Turbo S e Taycan Turbo. O inversor utilizado no eixo dianteiro do Taycan 4S opera com até 300 amperes e o inversor no eixo traseiro até 600 amperes.
O TAYCAN 4S TEM ATÉ 390 KW (530 CV) COM A BATERIA PERFORMANCE E ATÉ 420 KW (571 CV) COM A BATERIA PERFORMANCE PLUS.
Entre as características que, em termos estéticos distinguem o Taycan 4S face ao Turbo e Turbo S, estão as jantes Taycan S Aero de 19” e as pinças de travão em vermelho. O para-choques com novo desenho, as soleiras laterais e o difusor traseiro em preto garantem uma diferenciação visual. Os faróis em LED com Porsche Dynamic Light System Plus (PDLS Plus) são de série.
De série, o Taycan 4S oferece um interior parcialmente em pele, assim bancos dianteiros “Comfort” com regulação elétrica em oito vias.
Com o Taycan, a Porsche disponibiliza, pela primeira vez na marca, um interior totalmente leather-free. Os interiores, feitos a partir de um inovador material reciclado, sublinham o conceito sustentável deste desportivo elétrico.
A Porsche utiliza um sistema de controlo do chassis ligado centralmente. O Porsche 4D Chassis Control analisa e sincroniza todos os sistemas de chassis em tempo real.
AS PINÇAS DO SISTEMA DE TRAVAGEM DO 4S SÃO PINTADAS EM VERMELHO.
O Taycan 4S tem travões com pinças de seis êmbolos no eixo dianteiro com discos de travão de ferro, internamente ventilados. O diâmetro dos discos é 360 mm no eixo dianteiro.
Atrás, são utilizadas pinças com quatro êmbolos, com o diâmetro dos discos posteriores a ter 358 mm.
O Taycan 4S já pode ser encomendado e chegará aos concessionários europeus em janeiro de 2020. Em Portugal, o preço começa nos 110.128 euros.
Mais informações sobre todos os automóveis elétricos e híbridos plug in na nossa secção de mercado.
Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.