O novo Porsche Taycan Cross Turismo, versão carrinha do bem-sucedido elétrico desportivo lançado há dois anos pela marca alemã, será capaz de andar por terrenos difíceis sem receios, estando neste momento numa complexa e desafiante fase de desenvolvimento. A apresentação deste novo Porsche terá lugar a 4 de março.

O extenso programa de testes do Taycan Cross Turismo teve lugar em circuitos como Nürburgring Nordschleife e Hockenheim (ambos na Alemanha), assim como em outros complexos de teste espalhados pelo mundo – incluindo na cidade de Nardò, no sul de Itália. Mas, como pretende que este modelo seja também um exemplo de versatilidade, a Porsche levou os protótipos do Cross Turismo até provas fora de estrada no Sul de França e nos Pirenéus.

O complexo de testes do Centro de Desenvolvimento em Weissach proporcionou testes todo-o-terreno adicionais fora de África com o, assim apelidado, circuito Safari. Com um total de 998.361 quilómetros de testes, os protótipos do Cross Turismo circum-navegaram o globo quase por 25 vezes – medidas no equador.

Paralelamente aos últimos testes de condução, um Taycan Cross Turismo camuflado tem estado em testes com a imprensa desde o início do ano. Em apenas seis semanas, este protótipo visitou os cinco maiores mercados para a versão Cross Utility do Taycan: EUA, Reino Unido, Noruega, Holanda e Alemanha.

Embora com um formato de carroçaria distinto, esta nova versão apresenta todos os atributos do Taycan em termos de performance e autonomia. O chassis com tração integral e suspensão pneumática tem regulação da altura ao solo. Há também significativamente mais espaço para a cabeça dos passageiros dos lugares traseiros e maior capacidade para armazenamento de objetos na bagageira (a arrumação e o espaço foram otimizados).

“Durante o desenvolvimento do Cross Turismo, claro que utilizámos a experiência obtida com o Taycan. O maior desafio foi combinar os requisitos de caráter desportivo com as capacidades fora de estrada”, explica o Vice Presidente da Linha de Modelos da Porsche, Stefan Weckbach. “O Cross Turismo tem de ser capaz de apresentar uma elevada performance em circuito e também de lidar com cascalho, lama ou gravilha”, garantiu, apontando que estas últimas condições foram simuladas no “Endurance Testing Ground” no Centro de Desenvolvimento em Weissach.

No entanto, Weckbach recorda que, apesar de um resultado “impressionante”, o Cross Turismo “não é um todo-o-terreno radical, mas especializa-se em estradas não pavimentadas. É uma espécie de canivete suíço com jantes até 21 polegadas”.

Responsável pela gama Taycan, Stefan Weckbach assegura que o novo elétrico será versátil e eficaz qualquer que seja o desafio.

A Porsche assevera que os seus elétricos são submetidos aos mesmos programas de desenvolvimento e testes que os desportivos com motor de combustão de forma a assegurar os mesmos níveis de fiabilidade e de performances desportivas, sobretudo em matéria de comportamento e em qualquer tipo de condições climatéricas. Além disso, são ainda controlados em termos de capacidade de carregamento e de manutenção de temperaturas em patamares aceitáveis para garantir que nenhum componente é afetado.

Os intensivos testes são também realizados em laboratórios e em rolos e incluem o desenvolvimento e validação do design aerodinâmico. O Cross Turismo enfrentou a tempestade do túnel de vento durante cerca de 325 horas. A berlina desportiva Taycan passou aqui cerca de 1500 horas durante o processo de desenvolvimento. Até mesmo o novo sistema de transporte traseiro de bicicletas, desenhado pela Porsche para este modelo, foi também alvo de rigorosos programas de testes em estradas com mau piso e em condução dinâmica.

O novo Taycan Cross Turismo vai ser lançado na Europa no verão de 2021.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.